Questão 1 Comentada - Prefeitura Municipal de São Luiz - MA - Magistério - CESPE/CEBRASPE (2017)

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



No texto CB1A1AAA, refere-se ao “Dr. Sotero dos Reis” (.6) a forma pronominal empregada em

  • A “lhe tinha um pouco de amizade” (. 9 e 10).
  • B “outro professor” (.8).
  • C “em seu favor” (.12).
  • D “viriam chamá-lo” (.7).
  • E “para ocupar-lhe” (.7).

Gabarito comentado da Questão 1 - Prefeitura Municipal de São Luiz - MA - Magistério - CESPE/CEBRASPE (2017)

A questão pede para identificar a forma pronominal que se refere ao "Dr. Sotero dos Reis".

Analisando as alternativas:

A) “lhe tinha um pouco de amizade” - O pronome "lhe" é um pronome oblíquo que funciona como objeto indireto. No contexto, "lhe" poderia se referir a "Dr. Sotero dos Reis".

B) “outro professor” - Refere-se a uma pessoa diferente de "Dr. Sotero dos Reis".

C) “em seu favor” - O pronome possessivo "seu" se refere a alguém, mas não é uma forma pronominal direta que substitui o nome. Poderia se referir a "Dr. Sotero dos Reis", dependendo do contexto, mas a questão pede a forma pronominal.

D) “viriam chamá-lo” - O pronome "lo" é um pronome oblíquo que funciona como objeto direto. No contexto, "lo" se refere ao "Dr. Sotero dos Reis".

E) “para ocupar-lhe” - O pronome "lhe" é um pronome oblíquo que funciona como objeto indireto. No contexto, "lhe" se refere a "Dr. Sotero dos Reis".

A alternativa correta é E pois o pronome "lhe" se refere ao "Dr. Sotero dos Reis", indicando que é a forma pronominal correta.