Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a prioridade pedagógica deve ser oferecer aos alunos variadas oportunidades de apropriação do sistema de escrita alfabética. Esse processo deve estar ligado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita, além de incentivar práticas diversificadas de letramento. Conforme o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, a exposição a conteúdos amplos e variados amplia a visão de mundo das crianças e promove uma prática de leitura e escrita mais significativa.
Diante disso, é CORRETO afirmar que a ação pedagógica, nessa fase, deve focar:
- A na exploração do universo lúdico, permitindo que as crianças aprendam por meio de jogos e brincadeiras, que tornam o aprendizado mais atraente e significativo, além de desenvolverem a imaginação e a criatividade.
- B na alfabetização, proporcionando aos alunos um ambiente rico em experiências de leitura e escrita e articulado ao conhecimento de outras áreas, garantindo um desenvolvimento amplo.
- C na interação cultural, proporcionando aos alunos o contato com diferentes tradições, histórias e expressões culturais que ampliem suas perspectivas e fortaleçam sua formação cidadã.
- D na socialização de leituras diversas, envolvendo os alunos em práticas que associem o aprendizado da leitura e da escrita com a construção de significados e o conhecimento de outras áreas.