Questão 17 Comentada - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Nível Médio - IF-PE (2019)

Leia o TEXTO 2 para responder a questão..

TEXTO 2

EDUCAÇÃO E COOPERAÇÃO: PRÁTICAS QUE SE RELACIONAM

A educação e a cooperação são duas práticas sociais em que, sob certos aspectos, uma contém a outra. Na educação, podem-se identificar práticas cooperativas; na cooperação, podem-se identificar práticas educativas. Entrelaçam-se e potencializam-se como processos sociais. A organização da cooperação exige de seus atores uma comunicação de interesses, de objetivos, a respeito dos quais precisam falar, argumentar e decidir. Nesse processo de interlocução de saberes, acontece a educação. , portanto, uma estreita relação entre esses dois fenômenos: na prática cooperativa, para além de seus propósitos e interesses específicos, produz-se conhecimento, aprendizagem, educação; na prática educativa, como um processo complexo de relações humanas, produz-se cooperação. Assim, as práticas cooperativas na escola podem constituir-se em privilegiados "espaços pedagógicos", através dos quais os seus sujeitos tomam consciência das diferentes dimensões da vida social.

FRANTZ, Walter. Educação e cooperação: práticas que se relacionam. Sociologias [online]. 2001, n.6, pp.242- 264. ISSN 1517-4522. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222001000200011. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222001000200011> . Acesso em: 27 nov. 2019 (adaptado)



O TEXTO 2 constitui o resumo de um artigo científico, portanto

  • A reflete os desejos do autor acerca do modo como a educação e a cooperação devem ser relacionadas no ambiente escolar.
  • B foi escrito de forma poética, uma vez que o assunto sobre o qual ele trata é abstrato e exige sensibilidade ao ser abordado.
  • C foi escrito com um registro formal da língua, exigência do gênero ao qual pertence e do meio por onde circula.
  • D utiliza um registro coloquial da língua, importante para diminuir o seu tom acadêmico e torná-lo mais acessível.
  • E foi escrito com um registro informal da língua, facilitando a compreensão do público ao qual se destina.