Questões de IF-PE

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Uma das mais fantásticas construções humanas é a Torre Eiffel, imagem de referência da cidade de Paris,na França. Construída no final do século XIX, ela impressiona pelo seu tamanho. Uma pessoa, a 561metros de distância do centro da base da Torre, consegue avistar seu topo segundo um ângulo de 30° coma horizontal. Desconsiderando a altura da pessoa e tomando √3 = 1,7, a altura da Torre corresponde,aproximadamente, à altura de um prédio de quantos andares? (Considere que cada andar mede 3m).

  • A 140 andares.
  • B 110 andares.
  • C 200 andares.
  • D 170 andares.
  • E 80 andares.

Devido ao reajuste de preços dos fornecedores, o dono de uma loja aumentou os valores de todos os produtos em 20%. Percebendo uma grande queda nas vendas, decidiu dar um desconto de 20% sobre o valor aumentado inicialmente. Com isso, o preço final de venda corresponde

  • A ao valor do preço original reduzido em 2%.
  • B ao valor do preço original.
  • C ao valor do preço original aumentado em 4%
  • D ao valor do preço original reduzido em 4%.
  • E ao valor do preço original aumentado em 2%.

Para o desenvolvimento da competência leitora, é essencial compreender a articulação das ideias em um texto, tanto a primária quanto as secundárias, pois estas oferecem suporte àquela. Considerando essa explicação, é CORRETO afirmar que a ideia principal do TEXTO 1 é

  • A a inserção dos jogos cooperativos como uma excelente ferramenta que estimula o esforço conjunto dos estudantes para se atingir um objetivo comum, contrariando a estrutura competitiva e incentivando a participação total dos alunos.
  • B a importância do relacionamento entre professores, gestores e alunos, em que oportunidades de diálogo sejam oferecidas para estimular a abertura de um relacionamento de confiança e de cooperação entre todos.
  • C a comunicação entre escola e família, expondo que é fundamental que os pais estejam cientes dos problemas relacionados ao bullying, para que eles se envolvam ativamente e aproximem-se das ações da escola.
  • D o entendimento de que a escola tem papel fundamental no desenvolvimento dos valores dos jovens, e de que o processo educacional constitui uma prática que conduz à cooperação e ao respeito mútuo, atacando a raiz de problemas como o bullying.
  • E o desenvolvimento de projetos e trabalhos em conjunto como uma boa alternativa para delegar funções e permitir que os alunos tomem responsabilidades diferentes em um projeto anual ou semestral promovido pela escola.

Os produtos notáveis podem ser utilizados para facilitar o cálculo de expressões numéricas, por exemplo:

51 × 49 = (50 + 1)(50 − 1) = 502 − 1 2 = 2500 − 1 = 2499.

Na conta acima, podemos aplicar o produto notável, a 2 − b 2 = (a + b)(a − b). Com a ajuda dos produtos notáveis, determine, aproximadamente, o valor de x na seguinte equação: x 2 + 6.400.0002 = 6.400.002

  • A 5.000
  • B 8.000
  • C 2
  • D 400
  • E 20

É CORRETO afirmar que o TEXTO 1 está organizado a partir de uma linguagem

  • A baseada no uso de figuras de linguagem, através das quais são expostos os principais desafios de professores e gestores do espaço escolar.
  • B figurada, que se aproxima do público leitor através de várias expressões coloquiais e de marcas da oralidade.
  • C baseada em recursos conotativos que reforçam a gravidade do bullying nas escolas, como o uso de hipérbole na sugestão de atividades de combate ao problema.
  • D denotativa, com discussão baseada em argumentos, o que atende ao gênero textual proposto.
  • E que descreve os problemas do ambiente escolar, os quais são sequenciados através do recurso expressivo de metáforas.