Questão 3 Comentada - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Técnico - Assuntos Educacionais - COPEVE-UFAL (2016)

[...] por causa de nossas ações, os ecossistemas do planeta estão visivelmente evoluindo de formas não previstas pelos seres humanos. Algumas vezes, as mudanças parecem pequenas. Tomemos o caso das rãs e das salamandras nas Ilhas Britânicas. Os invernos estão mais quentes nessa região, devido a mudanças de clima causadas pelos seres humanos. Isso significa que as lagoas onde aqueles animais se reproduzem estão mais quentes. Assim, as salamandras (Triturus) começaram a se acasalar mais cedo. Mas as rãs (Rana temporaria) não. De modo que a desova das rãs está virando almoço das salamandras. É possível que as lagoas britânicas em que há salamandras continuem por dezenas e dezenas de anos cada vez com menos rãs. E então, um dia, o ecossistema da lagoa desmorona [...].


MITCHELL, Alanna. "Bad Evolution", The Globe and Mail Saturday. maio, 2002. (fragmento adaptado).


A respeito das ideias textuais, é correto afirmar que o texto

  • A introduz uma perspectiva de evolução claramente negativa. Isso porque a mudança, em lugar de promover avanço, permite prever problemas futuros.
  • B exemplifica o caso das rãs e das salamandras nas Ilhas Britânicas para comprovar que as ações humanas equilibraram o ecossistema local.
  • C aponta a possibilidade de uma interpretação positiva do termo evolução, porque as mudanças preveem avanços futuros.
  • D introduz uma perspectiva de evolução claramente positiva, já que as ações do homem promoveram avanços.
  • E aborda impactos positivos no ecossistema, provocados pelas ações humanas.