Observe a imagem.
O Brasil, quando descoberto, oficialmente, em1500, já continha uma proposta educacional, cujascaracterísticas básicas eram o respeito às tradiçõese o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborarpráticas de sobrevivência. Era uma educaçãonatural, um processo que acontecia cotidianamente,na tribo, sem formalização. A Companhia deJesus foi, então, encarregada pelos portuguesesde educar os indígenas, ou seja, catequizá-los,tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã eportuguesa.
Considerando-se esse contexto é correto afirmar:
- A No Brasil colonial, os jesuítas criaram uma pedagogia desenvolvida em várias obras que destacam aspectos como a não-diretividade e o currículo integrado.
- B A pedagogia jesuítica incluía a crença de que os índios eram seres sem alma, sem linguagem e, por isso, capazes de recriar e ampliar os dogmas católicos.
- C No primeiro século da história do Brasil, os jesuítas inauguraram no país uma pedagogia, cuja base era a catequese e a instrução, além da imposição da cultura europeia.
- D Não se pode falar em pedagogia no Brasil colonial, pois a educação era basicamente catequese dos índios, não havia livros didáticos e não havia escolas.
- E Para a metrópole portuguesa, a colônia brasileira deveria ser submetida a um amplo, erudito e rico processo educacional, pois estariam, assim, em acordo com a cultura europeia e esse deveria ser o objetivo primordial dos padres jesuítas no Brasil no século XVIII.