Questão 14 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) - Assistente Social Judiciário - VUNESP (2025)

Ao referir-se à literatura que trata das políticas sociais no Brasil, Guerra (2018) afirma que as elaborações teóricas do Serviço Social sobre o tema encontram-se influenciadas por uma racionalidade posta no/pelo processo de organização das relações sociais capitalistas e redundam em análises reducionistas sobre as questões sociais e suas resultantes: políticas sociais e funções estatais. Para a autora, tais publicações tem como características três tendências que as comprometem, em vista da predominância dos vetores “distributivista, moralista e politicista” que a direcionam. Afirma ainda que o eixo que articula tais vetores encontra sua unidade numa visão

  • A sócio-histórica.
  • B construtivista.
  • C dialética.
  • D abstrato-formal.
  • E crítico-funcional.

Gabarito comentado da Questão 14 - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) - Assistente Social Judiciário - VUNESP (2025)

De acordo com Guerra (2018), a crítica central reside no fato de que as análises do Serviço Social sobre políticas sociais são orientadas por uma racionalidade capitalista que produz compreensões reducionistas, caracterizadas pelos vetores distributivista, moralista e politicista. O eixo que unifica esses três vetores é uma perspectiva abstrato-formal, que opera a partir de categorias gerais e descoladas da totalidade social concreta. Esta visão ignora a mediação das relações capitalistas na...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium