Questão 2 Comentada - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) - Soldado do Corpo de Bombeiro - IDECAN (2017)

Impotência

Foi na última chuvarada do ano, e a noite era preta. O homem só estava em casa; chegara tarde, exausto e molhado, depois de uma viagem de ônibus mortificante, e comera, sem prazer, uma comida fria. Vestiu o pijama e ligou o rádio, mas o rádio estava ruim, roncando e estalando. “Há dois meses estou querendo mandar consertar esse rádio”, pensou com tédio. E pensou ainda que há muitos meses, há muitos anos, estava com muita coisa para consertar desde os dentes até a torneira da cozinha, desde seu horário no serviço até aquele caso sentimental em Botafogo. E quando começou a dormir e ouviu que batiam na porta, acordou assustado, achando que era o dentista, o homem do rádio, o caixa da firma, o irmão de Honorina ou um vago fiscal geral dos problemas da vida que lhe vinha tomar contas.

A princípio não reconheceu a negra velha Joaquina Maria, miúda, molhada, os braços magros luzindo, a cara aflita. Ela dizia coisas que ele não entendia; mandou que entrasse. Há dois meses a velha lavava sua roupa, e tudo o que sabia a seu respeito é que morava em algum barraco, em um morro perto da Lagoa, e era doente. Sua história foi saindo aos poucos. O temporal derrubara o barraco, e seu netinho, de oito anos, estava sob os escombros. Precisava de ajuda imediata, se lembrara dele.

– O menino está... morto?

Ouviu a resposta afirmativa com o suspiro de alívio. O que ela queria é que ele telefonasse para a polícia, chamasse ambulância ou rabecão, desse um jeito para o menino não passar a noite entre os escombros, na enxurrada, ou arranjasse um automóvel e alguém para retirar o corpinho. Quis telefonar, mas o telefone não dava sinal; enguiçara. E quando meteu uma capa de gabardine e um chapéu e desceu a escada, viu que tudo enguiçara, os bondes, os ônibus, a cidade, todo esse conjunto de ferro, asfalto, fios e pedras que faz uma cidade, tudo estava paralisado, como um grande monstro débil. [...]

(Rubem Braga – 50 crônicas escolhidas. 3. ed. Rio de Janeiro: BestBolso. 2011. Fragmento.)


O título do texto, após a leitura do trecho transcrito, traduz

  • A a imparcialidade do narrador‐personagem diante das circunstâncias apresentadas.
  • B um estado que, através de uma progressão, alcança níveis de maior importância e impacto.
  • C a intenção do autor em atribuir características específicas ao personagem que condizem com seu individualismo.
  • D um estado de desmotivação apresentado logo no 1º§ em que rememorações do narrador‐personagem são apresentadas.

Gabarito comentado da Questão 2 - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) - Soldado do Corpo de Bombeiro - IDECAN (2017)

A alternativa correta é B.O título "Impotência" reflete o estado progressivo de inação e incapacidade do personagem em lidar com suas próprias questões e, posteriormente, com a tragédia alheia. Inicialmente, essa impotência manifesta-se em aspectos cotidianos (o rádio quebrado, dentes, torneira), mas atinge um nível dramático e de maior impacto quando ele se vê impossibilitado de ajudar Joaquina Maria, seja por falhas técnicas (telefone enguiçado) ou pela paralisia generalizada da cidade, sim...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium