Questões de IDECAN Página 1

Considerando o contexto organizacional da educação brasileira, é correto afirmar que a educação infantil, a educação básica, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e o ensino superior constituem, respectivamente,  
  • A nível educacional; nível educacional; nível educacional; modalidade educacional; etapa educacional. 
  • B etapa educacional; nível educacional; etapa educacional; modalidade educacional; nível educacional. 
  • C modalidade educacional; nível educacional; nível educacional; nível educacional; etapa educacional. 
  • D etapa educacional; etapa educacional; modalidade educacional; modalidade educacional; nível educacional. 
  • E modalidade educacional; nível educacional; nível educacional; modalidade educacional; nível educacional. 
O planejamento educacional, considerado por Calazans (1990) uma ação de cunho técnico e político, constitui elemento fundamental ao bom desenvolvimento dos processos educativos. Em se tratando do planejamento macro da educação brasileira, tem-se como referência o 
  • A PNAE.
  • B PDDE.
  • C PNE.
  • D PNAIC.
  • E PNAD.
A despeito das diversas acepções de educação que possam ser elencadas, a depender do viés teórico adotado, a Constituição Federal Brasileira de 1988 define educação como um 
  • A serviço de ensino público ou privado.
  • B valor ético a ser ensinado pela família.
  • C direito político extensivo a todas as pessoas, sem restrições
  • D direito social extensivo a todas as pessoas, sem restrições.
  • E serviço de ensino público e gratuito, ofertado em estabelecimentos oficiais.
Na base da Gestão por Competência está a valorização das competências individuais, consideradas fundamentais para a existência desse modelo de gestão. De acordo com Parry (1996), são elementos das competências individuais, além de conhecimento, 
  • A perseverança e atitude.
  • B habilidade e motivação.
  • C inteligência emocional e atitude.
  • D habilidade e atitude.
  • E assiduidade e atitude.

Analise os trechos de texto apresentados abaixo:


Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional.” (LÜCK, 2009, p. 12).


Capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica em um nível de execução suficiente para alcançar os efeitos pretendidos.” (LÜCK, 2009, p. 12).


Os dois trechos acima apresentam, respectivamente, os conceitos de

  • A Competência pedagógica; Competência acadêmica.
  • B Gestão de competências; Gestão do conhecimento.
  • C Competência na perspectiva da função ou profissão; Competência na perspectiva da pessoa que exerce determinada função.
  • D Capital de mercado; Capital intelectual.
  • E Competência na perspectiva da função ou profissão; Capital intelectual.