Questões de IDECAN Página 1

“Aquele grande processo histórico-religioso do desencantamento do mundo que teve início com as profecias do judaísmo antigo e, em conjunto com o pensamento científico helênico, repudiava como superstição e sacrilégio todos os meios mágicos de busca de salvação, encontrou aqui sua conclusão.”

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


A qual dos seguintes aspectos característicos da Idade Moderna europeia Max Weber se refere ao tratar desse processo de “desencantamento do mundo”?

  • A À expansão do comércio.
  • B À formação dos Estados nacionais.
  • C À reforma protestante.
  • D Ao descobrimento de novas terras e povos.
  • E Ao desenvolvimento das cidades.

Uma professora de Matemática planeja uma prova escrita. Para que essa avaliação permita levantar subsídios para ajudar o aluno a progredir no processo de construção do conhecimento, dos valores e das qualidades pessoais e para poder acompanhar a trajetória de cada um na apropriação das competências, e não como uma forma de prejudicar o aluno, deve ser planejada uma avalição do tipo

  • A diagnóstica.
  • B somativa.
  • C formativa.
  • D nstitucional.
  • E classificatória.

What can be inferred from the passage?

  • A The EFL initials are an abbreviation for “English as a foreign learner”.
  • B The EFL students' oral skills can be considered valid, reliable and fair, therefore difficult to be evaluated.
  • C The evaluations were directed for graduate students at the Languages and Translation College at King Saud University.
  • D An oral evaluation was conducted for both students and teachers during the research.
  • E An opinion survey was conducted for both teachers and students during the research.

Which statement is true about the Thai English teachers who have completed the project?

  • A They were able to communicate in English with their students.
  • B They were more confident to manage their classes, although there was no improvement in knowledge
  • C They were able to contribute significantly to the progress of students’ interest in the classroom.
  • D They were eager to attend the classes and contribute to students’ knowledge improvement.
  • E They were not able to improve their lesson planning, although they increased their students’ interest.

Em Orientação a Objetos, Herança Múltipla ocorre quando uma classe herdar de duas ou mais classes. Java não permite Herança Múltipla entre classes, ou seja, em Java uma classe só pode herdar de no máximo uma outra classe. Entretanto, normalmente os desenvolvedores Java utilizam-se de outra estrutura para simular Herança Múltipla. Que estrutura é essa?

  • A Classe Abstrata.
  • B Classe Aninhada.
  • C Annotation.
  • D Classe Interna.
  • E Interface.