TEXTO 01
Imigração: o brilho eterno da grama do vizinho
Um em cada seis adultos do planeta deseja mudar de país. E isso é uma boa notícia.
(Por Edison Veiga e Alexandre Versignassi)
É provável que você já tenha pensado em sair do Brasil. É muito provável que você conheça pelo menos alguém que tenha saído do Brasil. Não estamos falando sobre política aqui: trata-se de uma tendência que já vem de um bom tempo. Dados da Receita Federal mostram que o número de brasileiros que deram baixa, ou seja, fizeram o informe de saída definitiva do País da última declaração de imposto de renda, no início de 2018, foi de 21,2 mil. Em 2013, quando o número já era considerado alto, foram 9,8 mil.
(...)
A explicação, (...) não está só na busca por mais qualidade de vida. Está nos nossos instintos. A ilusão de que a grama do vizinho é mais verde, de que a felicidade está “lá fora”, foi impressa em nosso DNA ao longo da evolução. A espécie de hominídeo mais bem-sucedida entre todas foi o Homo erectus, nosso antepassado direto. Trata-se da única que durou mais de 1 milhão de anos. Nós, Homo sapiens, mal chegamos aos 300 mil e já estamos a perigo. Bom, o erectus, que não detinha muito mais tecnologia que um chimpanzé, saiu de sua terra natal, a África, e colonizou a Europa e a Ásia bem antes de o primeiro Homo sapiens ter nascido (a partir de descendentes do erectus que tinham ficado na África). Somos uma espécie migratória.
(https://super.abril.com.br/sociedade/imigracao-o-brilho-eterno-da-grama-do-vizinho/-Publicado em 25 mar 2019. Acesso em 29 de junho de 2019).
Sobre o posicionamento adotado,no texto, acerca do tema em discussão, é CORRETO afirmar que
- A A causa de as pessoas manifestarem o desejo de sair do Brasil está estritamente relacionada à falta de oportunidade de conquistas financeiras mais consistentes, no país.
- B O ponto de vista adotado sobre o tema em debate é defendido, levando-se em conta dados estatísticos e fatos da história da humanidade.
- C O homem, na atualidade, migra sem levar em conta que viver em terras estranhas pode ser mais difícil, em virtude de aspectos culturais, do que viver no seu próprio país.
- D No subtítulo do texto, a ideia de que o desejo de migração do homem como “uma boa notícia”, relaciona-se ao ditado popular que diz: “quanto menos somos, melhor passamos”.
- E Os argumentos apresentados no texto tencionam chamar a atenção para a necessidade de o homem permanecer em seu lugar de origem porque, caso contrário, poderá tornar-se uma espécie em extinção.