Questão 21 Comentada - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Artes - FGV (2025)

Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada.

Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante?

  • A Identificar com os estudantes o andamento da música que estão executando, usando palmas.
  • B Realizar exercícios de vocalização e entonação necessários para que os estudantes interpretem a música.
  • C Motivar os estudantes a criarem soluções para começar e terminar a música ao mesmo tempo.
  • D Orientar um exercício de relaxamento para os estudantes aplicarem na execução da música.
  • E Tocar a música gravada no equipamento de som para que os estudantes possam identificar seu início e fim.

Gabarito comentado da Questão 21 - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Artes - FGV (2025)

A alternativa correta é A, pois identificar o andamento da música com palmas ajuda os estudantes a internalizar o ritmo e a sincronização necessários para começar e terminar juntos. Essa abordagem prática e coletiva resolve diretamente a dificuldade apontada. As demais alternativas têm limitações: B foca em técnica vocal, mas não na sincronia; C transfere a responsabilidade sem oferecer ferramentas concretas; D aborda relaxamento, irrelevante para o problema rítmico; e E depende de um recurs...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium