Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Fava, se a geração X tem sua aprendizagem na sequência de texto, som e imagem, ou seja, pensa no texto como sua forma de comunicação primária e nas imagens como auxiliares. Já as gerações Y e Z aprendem na sequência:

  • A Imagem, som e texto.
  • B Som, texto e imagem.
  • C Imagem, texto e som.
  • D Texto, imagem e som.
  • E Som, imagem e texto.

Na educação brasileira da atualidade, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, o ensino de Arte nas escolas é considerado como:

  • A Atividade extracurricular.
  • B Disciplina.
  • C Oficina.
  • D Livre-expressão.
  • E Componente curricular.

Relacione a coluna 1 com a coluna 2.
Coluna 1 (1)Método Alfabético. (2)Método Fônico. (3)Método Silábico.
Coluna 2 (__)O método prioriza a prática da soletração com ênfase na caligrafia e repetição. (__)O método tem como foco o ensino dos sons do alfabeto, numa relação entre grafemas e fonemas. (__)O método se dedica ao ensino língua a partir da pronúncia das sílabas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 2, 1, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 3, 1.
  • D 1, 2, 3.

Julgue as sentenças abaixo como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
(__)O dadaísmo se fortaleceu enquanto movimento de vanguarda durante a Guerra Fria. (__)Os artistas dadaístas, por meio de suas obras, ridicularizavam a falta de sentido e base do mundo moderno. (__)A arma central do dadaísmo é o absurdo e a provocação.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 1.V, 2.V, 3.V.
  • B 1.V, 2.F, 3.V.
  • C 1.F, 2.V, 3.V.
  • D 1.V, 2.F, 3.F.

O teórico em questão, professor e pesquisador da Universidade de Stanford, propõe a divisão do ensino de Arte em essencialista e contextualista. Ele entende que as artes ensinam as crianças a questionar e encarar a realidade a partir de múltiplas perspectivais. Ele ainda defende que o ensino de arte deveria ser visto como tão importante quanto as demais disciplinas curriculares.
O trecho acima aborda o pensamento de:

  • A Aby Warburg.
  • B Elliot W. Eisner.
  • C Ernst Gombrich.
  • D Rudolf Wittkower.