Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes (Pedagogia)

Limpar Busca

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental divergem sobre a escolha das músicas para o evento de formatura, causando discussões acaloradas em sala de aula.
A professora propôs aos estudantes que se organizem em duplas e argumentem sobre os motivos da escolha de determinado ritmo, compositor e letra de música. Entre as apresentações a considerada correta é

  • A pop rock, cover de artistas internacionais e letra de música com um único refrão de senso comum.
  • B clássica, composta por músico erudito e meramente instrumental.
  • C variados e populares, compositores contemporâneos e letras que expressem momentos significativos da escola.
  • D samba, músico desconhecido e letra sobre frustrações e temores da vida fora da escola.
  • E variados tipos de rock, músicos controversos, com histórico de vida conflituoso e letras agressivas.
Bullying é um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente, são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima.
Para discutir sobre bullying, o professor de teatro propôs uma dramatização entre os estudantes sobre o livro “Todos zoam todos” (DIPACHO – Tradução de Márcia Leite- 2016) que apresenta uma galeria ilustrada de animais com as mais variadas características físicas e psicológicas, ressaltando como cada indivíduo tem seu jeito particular de ser e de parecer, de pensar e de se comportar, ainda que às vezes acabe sendo alvo de gozação por seus iguais por conta de alguma característica específica.

A professora de educação musical, para dar continuidade ao tema e apoiar o cenário da dramatização, propôs aos estudantes a seguinte atividade:
  • A ler letras de músicas, debatendo sobre as causas e consequências do bullying.
  • B compor músicas sobre o tema, destacando as mensagens negativas.
  • C cantar canções que agradem a maioria dos estudantes, evitando mais desavenças.
  • D ouvir músicas que abordam o tema, desestimulando os estudantes a se expressarem.
  • E escrever rimas faladas de quem já sofreu bullying, mostrando como é fácil superar.

Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada.

Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante?

  • A Identificar com os estudantes o andamento da música que estão executando, usando palmas.
  • B Realizar exercícios de vocalização e entonação necessários para que os estudantes interpretem a música.
  • C Motivar os estudantes a criarem soluções para começar e terminar a música ao mesmo tempo.
  • D Orientar um exercício de relaxamento para os estudantes aplicarem na execução da música.
  • E Tocar a música gravada no equipamento de som para que os estudantes possam identificar seu início e fim.

Um professor de música está planejando uma aula na qual abordará o seguinte objetivo de aprendizagem com seus estudantes: Reconhecer e valorizar a diversidade cultural por meio da exploração de um repertório musical amplo e variado.

Qual das seguintes atividades propostas pelo professor permite que os estudantes abordem o objetivo?

  • A Executar canções populares brasileiras representativas de diferentes épocas.
  • B Investigar estilos e expressões musicais que influenciaram a música brasileira.
  • C Estabelecer vínculos entre a música eletrônica europeia e o cenário musical atual do Brasil.
  • D Comparar as características de estilos musicais clássicos do Brasil, como samba e capoeira.
  • E Analisar a melodia e as letras da música gospel brasileira e sua ligação com as expressões musicais atuais.

A comunicação contemporânea vai além dos suportes clássicos e interage com instalações, performances e mídias digitais. Qual a alternativa descreve uma proposta pedagógica avançada para esse tema?

  • A Limitar a pesquisa aos manuais de pintura, descartando imersões em conteúdo digital.
  • B Bloquear o uso de dispositivos eletrônicos em projetos estéticos, promovendo distanciamento da realidade virtual.
  • C Confinar a Arte à Escultura Acadêmica, desconsiderando novas linguagens e recursos.
  • D Criar um canal virtual, onde os alunos documentem processos artísticos e discutam influências tecnológicas na criação.