Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes (Pedagogia)

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O domínio da arte transcendeu as esculturas e os quadros e, hoje, todo e qualquer material pode ser apoderado pelos artistas e reconhecido como obra de arte. As fronteiras tornaram-se tênues e o produto artístico é mais uma das possibilidades de apreciação e fruição. Elucido sobre uma arte em que ideias, palavras, som, ar e tantos outros elementos efêmeros fazem parte da diversa paleta nos tempos contemporâneos. Em sua dissertação “A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes”, a autora Marina Pereira de Menezes propõe-se a pensar processos e temáticas que se relacionam à arte contemporânea e à educação. Para a autora, a problemática central reside no fato de que parece existir um descompasso entre as produções de arte nos dias atuais frente ao que se aplica nos currículos escolares. Diante do exposto, no que se refere ao ensino da arte, bem como os questionamentos da autora, podemos afirmar que almeja:
  • A Enaltecer as propostas pré-formuladas dos livros didáticos assim como suas práticas e propostas.
  • B Ratificar a importância do ensino tradicional em artes e propor uma didática na práxis do profesor.
  • C Priorizar o produto artístico como foco da atenção e enfatizar as mudanças de pensamento ocorridas no cenário da arte moderna. 
  • D Realizar uma análise das práticas desenvolvidas em sala de aula e identificar propostas para uma fundamentação da arte contemporânea ao ensino da arte.

Vamos supor que os estudantes não tiveram nenhum contato com obras visuais, espetáculos de teatro, dança ou música, teria aquela unidade escolar um ensino de Arte efetivo? E se, por outro lado, esses mesmos estudantes do Ensino Médio tivessem optado por desenvolver, durante todo ano letivo, apenas um espetáculo teatral, teria ainda essa unidade escolar um ensino de Arte efetivo?

CRUVINEL, T. A avaliação qualitativa do ensino de Arte no Ensino Médio. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 077-095, 2019.

A respeito da avaliação da aprendizagem em Arte, assinale a alternativa incorreta.

  • A A avaliação do ensino de Arte deve ser baseada exclusivamente em padrões de beleza estabelecidos, desconsiderando a expressão individual dos alunos e focando na conformidade estética.
  • B A falta de critérios claros para análise impede a formulação de ações eficazes, como políticas públicas, para melhorar o ensino e mapear a situação do ensino de Arte em escolas públicas.
  • C É essencial considerar os critérios de avaliação da Arte nas escolas, mesmo que a realidade nem sempre corresponda ao ideal desejado para o ensino.
  • D Para Cruvinel (2019), os objetivos de aprendizagem podem ser analisados a partir de dois campos: campo da transformação dos estudantes e campo da didática.

Sobre as teorias e os fundamentos que contribuem para o ensino de Arte, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(  A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa consiste na leitura e no fazer artístico.
(   ) O processo de criação é tão relevante quanto a apreciação do resultado final da obra de arte.
(   ) As teorias e os fundamentos que contribuem para o ensino de Arte almejam a criação de experiências de aprendizagem significativas, sensíveis e culturalmente enriquecedoras na sala de aula de Arte.
(   ) As teorias e os fundamentos que contribuem para o ensino de Arte são, na verdade, meras abstrações sem relevância prática.

Assinale a sequência correta.

  • A V F F V
  • B F V F F
  • C V F V V
  • D F V V F

No que se refere à formação dos estudantes em diferentes contextos de ensino-aprendizagem em Arte, assinale a alternativa correta.

  • A O ensino de Arte desenvolve a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho colaborativo nas artes, nos casos em que o projeto político-pedagógico da escola esteja ligado às abordagens teóricas da educação construtivista.
  • B O ensino de Arte deve valorizar o patrimônio artístico nacional quando os estudantes demonstrarem interesse e houver espaço adequado para o exercício das atividades.
  • C É fundamental que os estudantes, em qualquer contexto em que estejam inseridos, realizem pesquisas e se familiarizem com diversas matrizes estéticas e culturais, especialmente aquelas presentes na arte e nas culturas que compõem a identidade brasileira.
  • D É função do professor de Arte mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística, quando existe um ambiente propício, como um laboratório de informação, para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

Sobre as abordagens inclusivas no ensino de Arte, assinale a alternativa correta.

  • A O professor deve focar em uma cultura ou estilo artístico, a fim de evitar diferentes expressões culturais que possam causar confusão ao estudante com deficiência.
  • B O ensino de Arte deve se limitar a aspectos técnicos e estéticos.
  • C Exigir padrões estéticos rígidos é importante para a valorização da Arte como área de conhecimento.
  • D Tursi (2022) destaca a importância de um olhar atento e uma escuta apurada por parte do professor, o que ele denomina como “porosidade do educador”.