Universidade Federal do Ceará (UFC) - Professor - Técnica de Linguagem de Sinais (2019) Questão 60

De acordo com o documento “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez” (2010) é correto afirmar:

  • A Para o aprendizado do Português, não é recomendável o uso de jogos eletrônicos.
  • B Para atuar no ensino de Libras, o professor do AEE não precisa ter conhecimento da estrutura da Libras e nem fluência na língua. O mais importante é que sejam professores com experiência em educação de pessoas surdas.
  • C No momento do AEE para o ensino da língua portuguesa escrita o professor deve utilizar a Libras, a qual é indicada como intermediária nesse aprendizado. Inclusive é previsível que o aluno utilize a interlíngua na reflexão sobre as duas línguas.
  • D Para o ensino de Português para o surdo, entende-se que, o canal de comunicação específico para o ensino e a aprendizagem deve ser a língua portuguesa, e o aluno poderá utilizar a leitura labial (caso tenha desenvolvido habilidade) e a leitura e a escrita.
  • E O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com surdez envolve três momentos didático-pedagógicos: AEE em Libras; AEE de Libras e AEE de Língua Portuguesa. Todos devem ocorrer em horário oposto ao da escolarização, exceto o AEE em Libras que deve ocorrer durante a aula.