Questão 66 Comentada - Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) - Analista Jurídico de Defensoria - FCC (2019)

Deve o Defensor Público propor a correção da irregularidade, por contrariar regra expressa do Estatuto do Idoso se, em visita a instituição de longa permanência para idosos, constatar que

  • A a entidade, sendo filantrópica, cobra de todos os idosos taxa de participação no custeio da entidade.
  • B os contratos de prestação de serviços, sendo privada a entidade, são firmados apenas com o idoso abrigado, sem participação de seu tutor ou assistente pessoal.
  • C a entidade, sendo governamental, não promove o estudo social e pessoal de cada caso.
  • D não dispõe a entidade de enfermeiro residente nem de gerontólogo de referência.
  • E o local mantém em destaque, na sua fachada externa, informação visível de que se trata de instituição para idosos.

Gabarito comentado da Questão 66 - Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) - Analista Jurídico de Defensoria - FCC (2019)

a) ERRADA. Art. 35. § 1 No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade. b) ERRADA. Art. 35. Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada. c) CORRETA. d) ERRADA. Art. 50. Constituem obrigações das entidades de atendimento: XI – proceder a estudo social e pessoal de cada caso; e) ERRADA. Art. 37, § 2o Toda instituição ded...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium