Questão 4 Comentada - Prefeitura de Paraíso - Auxiliar de Atividades Educacionais - AMEOSC (2025)

No cotidiano das instituições educacionais, os conflitos interpessoais não devem ser considerados desvios a serem eliminados, mas expressões legítimas de tensões entre visões de mundo, pertencimentos diversos e posicionamentos ético-culturais. Em vista disso, os processos de convivência escolar requerem abordagens que ultrapassem a lógica da punição e da disciplinarização.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A construção de um ambiente escolar cooperativo implica o reconhecimento dos conflitos como elementos formativos, demandando estratégias de escuta, negociação e coautoria nas decisões.

PORQUE

II. A mediação dialógica dos conflitos escolares favorece a emergência de vínculos mais sólidos e horizontais, tornando o espaço educativo um lugar de pertencimento compartilhado e corresponsabilidade ética.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.