Questão 2 Comentada - Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Grande ABC) - Assistente Técnico - FJG - RIO (2014)

Texto I - Detector de mentira por e-mail

Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, anunciaram no fim de fevereiro, início de março, ser capazes de identificar uma mentira contada por e-mail. Analisando cinco características de textos falaciosos, identificaram “pistas” que mentirosos deixam em textos escritos.


Segundo os cientistas, a margem de acerto nos testes é de cerca de 70%. Os conhecimentos podem ser condensados em um programa de computador disponível já a partir do próximo ano.

Textos falsos têm, por exemplo, 28% mais palavras que textos verdadeiros, descobriram os cientistas. Mas a ocorrência de frases casuais, que possam despertar ambiguidade, é bem menor nos verdadeiros que nos mentirosos. Mais detalhadas que as verdades, mentiras são contadas por meio daquilo que os pesquisadores chamaram de “expressões de sentido”, como “sentir”, “ver”, e “tocar” - usadas para criar um cenário que nunca existiu.
In: Revista Língua Portuguesa. Ano II, Número 18, 2007,página 9. Fragmento



A preposição existente em “identificar uma mentira contada por e-mail” relaciona dois termos e estabelece entre eles determinada relação de sentido. Essa mesma ideia está presente em:

  • A As histórias que nascem por mãos humanas são muitas vezes pura falsidade.
  • B A pesquisa reforçou o que já se sabia: na internet, frequentemente, se vende gato por lebre.
  • C Consumiu-o por semanas a curiosidade de estar cara a cara com sua amiga virtual.
  • D Alguns deveriam ser severamente penalizados, por inventarem indignidades na rede.