Uma coordenadora pedagógica analisa os resultados das últimas avaliações bimestrais e percebe que os estudantes do 7º ano, em sua maioria meninos, apresentaram desempenho significativamente inferior em leitura e interpretação de textos, especialmente aqueles pertencentes a grupos racialmente minorizados. Ao cruzar esses dados com registros de frequência e participação nas atividades digitais propostas, ela identifica padrões importantes que a levam a propor ações formativas com os professores para desenvolver estratégias de leitura mais inclusivas, com o apoio de tecnologias adaptativas.
Com base nessa situação, qual das alternativas representa corretamente o uso da análise de dados com tecnologias digitais?
- A Substituir as atividades de leitura por jogos digitais sem considerar os dados de desempenho anteriores.
- B Reprovar automaticamente os estudantes com pior desempenho, utilizando os dados para fins administrativos.
- C Utilizar os dados para informar os pais sobre a necessidade de reforço escolar.
- D Analisar os dados para identificar padrões de desempenho e propor intervenções pedagógicas direcionadas.
- E Elaborar uma única atividade digital padronizada para todos os estudantes, desconsiderando as variações observadas nos dados.