Questão 1 do Concurso Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) - Advogado JR - IBFC (2019)

A perfeição (adaptado)

             O susto de reencontrar alguém que não vemos há anos é o impacto do tempo. O desmanche alheio incomoda? Claro que não, apenas o nosso refletido na hipótese de estarmos também daquele jeito. Há momentos nos quais o salto para o abismo do fim parece mais dramático: especialmente entre 35 e 55. (...)

           Agatha Christie deu um lindo argumento para todos nós que envelhecemos. Na sua Autobiografia, narra que a solução de um casamento feliz está em imitar o segundo casamento da autora: contrair núpcias com um arqueólogo (no caso, Max Mallowan), pois, quanto mais velha ela ficava, mais o marido se apaixonava. Talvez o mesmo indicativo para homens e mulheres estivesse na busca de geriatras, restauradores, historiadores, egiptólogos ou, no limite, tanatologistas.

         Envelhecer é complexo, a opção é mais desafiadora. O célebre historiador israelense Yuval Harari prevê que a geração alpha (nascidos no século em curso) chegará, no mínimo, a 120 anos se obtiver cuidados básicos. O Brasil envelhece demograficamente e nós poderíamos ser chamados de vanguarda do novo processo. Dizem que Nelson Rodrigues aconselhava aos jovens que envelhecessem, como o melhor indicador do caminho a seguir. Não precisamos do conselho pois o tempo é ceifador inevitável. (...)

          Como em toda peça teatral, o descer das cortinas pode ser a deixa para um aplauso caloroso ou um silêncio constrangedor, quando não vaia estrondosa. É sabedoria que o tempo ensina, ao retirar nossa certeza com o processo de aprendizado. Hoje começa mais um dia e mais uma etapa possível. Hoje é um dia diferente de todos. Você, tendo 16 ou 76, será mais velho amanhã e terá um dia a menos de vida. Hoje é o dia. Jovens, velhos e adjacentes: é preciso ter esperança. 



De acordo com o primeiro parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
  • A Ao encontrar alguém que não vemos há muito tempo, nós não nos incomodamos, direta ou indiretamente, com seu envelhecimento.
  • B Existe a possibilidade, como hipótese, de se sentir tocado pelo envelhecimento do outro, dependendo da gravidade com que os efeitos atuaram nele.
  • C Os efeitos do tempo no outro ganha significância para nós na medida em que essa percepção, por meio da projeção, nos traz consciência de que vivemos um processo semelhante.
  • D O salto para o abismo torna-se um problema grave para determinada faixa etária, cujos problemas com o envelhecimento podem levar a atitudes extremas como o suicídio.