Questão 1 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Juiz de Direito - VUNESP (2015)

Assinale a alternativa correta sobre a possibilidade de aplicação da equidade como critério de julgamento, no direito brasileiro.

  • A Nas ações de reparação por danos materiais, em regra, o arbitramento da indenização se dará por equidade quando o credor não demonstrar a extensão do dano.
  • B A excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano não permite que o magistrado reduza a indenização por equidade.
  • C É vedada a utilização da equidade como critério de julgamento, na medida em que não constitui fonte do direito.
  • D Na arbitragem, é vedada a utilização da equidade como critério de julgamento.
  • E Nos casos de injúria, difamação ou calúnia, o valor da indenização será fixado por equidade sempre que o ofendido não puder provar prejuízo material.

Gabarito comentado da Questão 1 - Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Juiz de Direito - VUNESP (2015)

A questão aborda a aplicação da equidade como critério de julgamento no Direito Civil brasileiro. A) Incorreta. Nas ações de reparação por danos materiais, o critério principal para arbitramento da indenização é a extensão do dano, conforme o Art. 944 do Código Civil. A equidade é utilizada em situações específicas, como no parágrafo único do mesmo artigo, quando há desproporção entre a culpa e o dano, ou, como na letra E, quando o ofendido não puder provar o prejuízo material. B) Incorreta. ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium