Questão 2 Comentada - Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - Médico do trabalho - FCC (2011)

Os comentários abaixo se referem ao livro Capitães da Areia, obra modernista pertencente aos romances de 30.

I- Pode-se dizer que o título dado ao romance de Jorge Amado possui sentido metafórico, visto que os capitães são da areia em que o quartel-general é em um trapiche.
II- O foco narrativo no romance é visto através de um narrador que se configura como um autêntico demiurgo que conhece todos os acontecimentos na sua trama profunda e todos os pormenores da trama.
III- A história é construída coletivamente tendo, como pano de fundo, o bando de menores abandonados à sorte nos orfanatos da cidade de Salvador.
IV- O tempo é cronológico, pois há nítida ordenação dos acontecimentos, numa sequência rigorosa de passado e presente. O narrador utiliza-se de um jogo entre o verbo no presente do indicativo e no pretérito perfeito para demarcar as dimensões temporais ocorridas na trama.
V- O livro é dividido em duas partes: “Sob a lua, num velho trapiche abandonado” e “Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos” intercalado por depoimentos e reportagens sobre os meninos abandonados.

A análise das afirmativas nos permite afirmar corretamente que:

  • A I e IV são verdadeiras.
  • B I e II são verdadeiras.
  • C IV e V são verdadeiras.
  • D II e III são verdadeiras.
  • E III e IV são verdadeiras.