A condução de um veículo pesado em declives acentuados exige do motorista uma série de procedimentos e cuidados específicos para garantir a segurança e a eficiência do transporte. Dentre esses procedimentos, a utilização correta do freio motor é fundamental para evitar o superaquecimento do sistema de freios e o consequente risco de falha. No entanto, a técnica de utilização do freio motor pode variar dependendo do tipo de veículo e da tecnologia embarcada. Em um caminhão moderno, equipado com sistema de freio motor eletrônico, a sequência ideal de ações para iniciar a frenagem em um declive acentuado é:
- A Reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor, acionar o sistema de freio motor eletrônico e, em seguida, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente.
- B Acionar o sistema de freio motor eletrônico, reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor e, por fim, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente, se necessário.
- C Aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente para reduzir a velocidade, acionar o sistema de freio motor eletrônico e, em seguida, reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor.
- D Reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente e, por fim, acionar o sistema de freio motor eletrônico para auxiliar na frenagem.