Questões de Motor a diesel (Mecânica de Autos)

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Observe a imagem a seguir:



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)



A parte do motor diesel representada na figura é denominada conjunto

  • A fixo.
  • B alternativo.
  • C circular.
  • D móvel.
  • E deslizante.

Os motores para veículos automotores podem utilizar diferentes tipos de combustíveis, tais como o diesel, a gasolina e o etanol. Relacione os combustíveis listado a seguir, às suas características gerais.

(1) Diesel
(2) Etanol
(3) Gasolina

( ) Alta taxa de octanagem, o que melhora a performance do motor, resultando em maior eficiência e menos detonação.
( ) Tendem a emitir mais CO2 por litro de combustível queimado, mas possuem custo inicial menor.
( ) Gera mais torque, o que proporciona melhor desempenho em situações de carga pesada.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 2 – 3 – 1.
  • E 3 – 2 – 1.

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir: 


A combustão em motores diesel e gasolina difere principalmente no processo de ignição e na composição do combustível. Nos motores a gasolina, a mistura de ar e combustível é comprimida e, em seguida, ignitada por uma faísca gerada por uma vela de ignição. Em contraste, os motores diesel utilizam compressão elevada para aquecer o ar, e o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, onde se inflama devido à alta temperatura do ar comprimido. Essa diferença resulta em características de desempenho distintas, como eficiência térmica e emissões, sendo os motores diesel geralmente mais eficientes em termos de consumo de combustível.

  • Certo
  • Errado

O sistema de alimentação de uma máquina a diesel é responsável por suprir o seu motor com o combustível. O conjunto distribuidor que utiliza um tubo comum para espargir o combustível à alta pressão para múltiplos injetores de forma precisa e controlada eletronicamente é conhecido como:

  • A Common Rail.
  • B Common Fire.
  • C Common Water.
  • D Common Wind.

A condução de um veículo pesado em declives acentuados exige do motorista uma série de procedimentos e cuidados específicos para garantir a segurança e a eficiência do transporte. Dentre esses procedimentos, a utilização correta do freio motor é fundamental para evitar o superaquecimento do sistema de freios e o consequente risco de falha. No entanto, a técnica de utilização do freio motor pode variar dependendo do tipo de veículo e da tecnologia embarcada. Em um caminhão moderno, equipado com sistema de freio motor eletrônico, a sequência ideal de ações para iniciar a frenagem em um declive acentuado é:

  • A Reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor, acionar o sistema de freio motor eletrônico e, em seguida, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente.
  • B Acionar o sistema de freio motor eletrônico, reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor e, por fim, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente, se necessário.
  • C Aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente para reduzir a velocidade, acionar o sistema de freio motor eletrônico e, em seguida, reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor.
  • D Reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente e, por fim, acionar o sistema de freio motor eletrônico para auxiliar na frenagem.