Questões de Direção (Mecânica de Autos)

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A direção hidráulica facilita a condução do veículo ao:

  • A Aumentar a resistência do volante, tornando-o mais firme em altas velocidades.
  • B Reduzir o esforço necessário para girar o volante, tornando a condução mais confortável.
  • C Bloquear o giro do volante em velocidades superiores a 100 km/h para maior estabilidade.
  • D Desativar automaticamente o sistema de freios em curvas acentuadas.

Indique as opções apresentadas o componente do sistema de direção que é caracterizado por ser o elemento que converte os movimentos de rotação, do volante de direção, em movimentos retilíneos dos braços e barras de direção que possibilitam guiar o veículo nas direções desejadas:

  • A Caixa de direção.
  • B Coluna de direção.
  • C Articulações da direção.
  • D Árvore de direção.

Pedro está conduzindo uma motoniveladora e percebe que a direção está instável, analise as afirmativas a seguir:


I. O problema pode estar relacionado à baixa pressão nos pneus.


II. O problema pode estar relacionado ao nível baixo de fluido de direção hidráulica.


III. O problema pode estar relacionado a folgas na caixa de direção.


Está correto o que se afirma em:

  • A I e III, apenas. 
  • B I e II. 
  • C II, apenas. 
  • D I, II e III. 

A condução de um veículo pesado em declives acentuados exige do motorista uma série de procedimentos e cuidados específicos para garantir a segurança e a eficiência do transporte. Dentre esses procedimentos, a utilização correta do freio motor é fundamental para evitar o superaquecimento do sistema de freios e o consequente risco de falha. No entanto, a técnica de utilização do freio motor pode variar dependendo do tipo de veículo e da tecnologia embarcada. Em um caminhão moderno, equipado com sistema de freio motor eletrônico, a sequência ideal de ações para iniciar a frenagem em um declive acentuado é:

  • A Reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor, acionar o sistema de freio motor eletrônico e, em seguida, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente.
  • B Acionar o sistema de freio motor eletrônico, reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor e, por fim, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente, se necessário.
  • C Aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente para reduzir a velocidade, acionar o sistema de freio motor eletrônico e, em seguida, reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor.
  • D Reduzir a marcha para aumentar a rotação do motor, aplicar os freios de serviço de forma gradual e intermitente e, por fim, acionar o sistema de freio motor eletrônico para auxiliar na frenagem.

O sistema de direção de um veículo possibilita que o motorista controle a trajetória do automóvel, permitindo que ele se desloque na direção desejada. Na ausência desse sistema, o veículo se moveria exclusivamente em linha reta. Um dos componentes principais do sistema de direção do tipo setor e sem-fim é o:

  • A Braço de comando Pitman.
  • B Servo-freio.
  • C Tambor.
  • D Cilindro mestre.