Questão 47 Comentada - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Grupo Farmácia - FGV (2025)

O exame químico da urina pode ser realizado por intermédio de tiras reagentes. Esse teste baseia-se em metodologia de química seca cujos resultados podem ser determinados visualmente ou por instrumentos semiautomatizados ou automatizados.


Com relação à análise da urina, assinale a afirmativa correta.

  • A Apenas a bilirrubina indireta é encontrada em amostras de urina. Sua presença está relacionada às icterícias obstrutivas e às hepatocelulares. A detecção de bilirrubina na tira reagente baseia-se em uma reação de acoplamento em meio básico com sal diazônio estabilizado e formação de cromógeno rosa a vermelho.
  • B A esterase leucocitária encontrada nos granulócitos intactos ou lisados pode ser detectada na urina em função de infecção hepática ou processos inflamatórios das vias biliares. Na presença de leucócitos não granulócitos, essa reação também é positiva.
  • C A glicose aparece na urina em decorrência da grande quantidade desse açúcar que entra na luz dos túbulos, excedendo sua capacidade de reabsorção. Essa situação ocorre na vigência de hiperglicosúria, quando a glicosúria supera os níveis de 160 a 180mg/dL.
  • D A tira reagente é mais sensível à presença de albumina, não detectando a proteína de Tamm-Horsfall que é a principal proteína da matriz dos cilindros.
  • E O urobilinogênio em concentração aumentada na urina está relacionado ao excesso de produção de bilirrubina conjugada nos rins. Essa substância é detectada na tira reagente por meio de uma reação de acoplamento do urobilinogênio e o nitrato presente na urina com formação de pigmento de cor azul.

Gabarito comentado da Questão 47 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Grupo Farmácia - FGV (2025)

Para comentar o gabarito da questão, é necessário analisar cada alternativa em relação ao exame químico da urina por tiras reagentes. Como a alternativa correta não foi especificada, segue uma análise geral: A) Se a alternativa afirmar que a leitura visual é tão precisa quanto a instrumental, está incorreta, pois métodos instrumentais reduzem subjetividade. B) Se mencionar que a química seca dispensa controle de temperatura, está errada, pois fatores como temperatura e tempo de leitura afet...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium