Mariana, de 84 anos, comparece a uma consulta na Unidade de Saúde da Família do bairro onde mora, acompanhada da filha. Durante a anamnese e o exame físico, a médica que atende o caso suspeita de violência e abuso. Ela interrompe o atendimento por alguns minutos e pede aconselhamento de um colega, também médico.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta do ponto de vista médico e ético.
- A Preconceito e discriminação são formas antigas de violência contra o idoso, e não são os médicos que diminuirão esse aspecto da sociedade.
- B A violência contra o idoso deve ser combatida com conhecimento e experiência; o médico em questão deve acolher a referida médica e recomendar o trabalho da equipe multiprofissional, já existente na Unidade.
- C O abuso contra a pessoa idosa é um problema da sociedade contemporânea que pode ser efetivamente prevenido por meio da intervenção médica.
- D Os médicos em questão devem encaminhar o caso para a agente comunitária de saúde, que conhece a estrutura social do bairro mais que os outros profissionais e, portanto, deve saber detalhes da vida da família assistida.
- E A desigualdade da sociedade brasileira não pode ser diminuída pela Medicina, e a orientação da ética médica é não atuar, a menos que existam provas do abuso infligido à idosa.