Questão 40 Comentada - SARAH - Professor - Dança - Rede Sarah (2025)

Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.

Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança
  • A é o principal recurso possível para educandos entre estágios pré-operacional e operacional de aprendizagem, segundo Piaget, pois separa o cotidiano do artístico.
  • B é uma potência no desenvolvimento de múltiplas inteligências, conforme a teoria de Howard Gardner, e é um recurso valioso para atender às diversas formas de aprender.
  • C organiza os movimentos em categorias segundo os contextos de vida do educando, de acordo com o Comportamentalismo de B. F. Skinner.
  • D é uma potência para a zona de desenvolvimento proximal descrita por Lev Vygotsky, que deve ser conduzida pelo professor na repetição de linhas coreográficas que e moldem o gestual do educando.