Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.
Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.
Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança
- A é o principal recurso possível para educandos entre estágios pré-operacional e operacional de aprendizagem, segundo Piaget, pois separa o cotidiano do artístico.
- B é uma potência no desenvolvimento de múltiplas inteligências, conforme a teoria de Howard Gardner, e é um recurso valioso para atender às diversas formas de aprender.
- C organiza os movimentos em categorias segundo os contextos de vida do educando, de acordo com o Comportamentalismo de B. F. Skinner.
- D é uma potência para a zona de desenvolvimento proximal descrita por Lev Vygotsky, que deve ser conduzida pelo professor na repetição de linhas coreográficas que e moldem o gestual do educando.