Questões de Artes Cênicas Página 1

Artes Cênicas

Compartilhe esta questão

“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.”

Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente:

  • A as tournées dos Meininger pela Europa – os irmãos Lumière apresentam o cinematógrafo ao mundo
  • B começou a se apagar a noção das fronteiras/distâncias – foram descobertos os recursos da iluminação elétrica
  • C o contato de Stanislavski com a Comédie-Française e o Boulevard – o telefone é inventado por Graham Bell
  • D os Espectros, de Ibsen, é lançado em 1881, na Noruega – o alemão Friedrich Gottlob König inventa a prensa mecânica

Artes Cênicas

Compartilhe esta questão
Identifique entre os artistas abaixo aquele que, segundo JeanJacques Roubine, é considerado o primeiro encenador moderno:
  • A Constantin Stanislavski
  • B Vsevolod Meyerhold
  • C André Antoine
  • D Gordon Craig

Artes Cênicas

Compartilhe esta questão
Diversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi:
  • A transitar entre a fala falada e a fala cantada evitando assim o comentário de maneira crítica ou irônica dos comportamentos dos personagens
  • B romper a continuidade da ação, a naturalidade da interpretação e a identificação com o personagem gerando um distanciamento
  • C deixar o personagem em “suspensão” gerando contradições para que a plateia construa um “efeito real”
  • D anular o personagem criando assim o efeito de distanciamento ao mostrá-lo como uma imitação do real

Artes Cênicas

Compartilhe esta questão
Grotowski encena Kordian, na Polônia na década de sessenta. O espaço teatral é um hospício, dividido em compartimentos, por estrados de camas de metal, por onde circulam os intérpretes e onde o público está sentado. Eles se veem, uns aos outros, como figuras componentes do universo do hospíio. A colocação do público “dentro da cena” e a “recusa da visão frontal” tão difundida pelo palco italiano têm alguns objetivos no teatro de Grotowski, um deles é:
  • A discutir a “frontalidade” da ação dramática ao usar o espectador como “cenário”
  • B criar uma cenografia decorativa livrando-se das pressões impostas pela arquitetura do teatro italiano
  • C suscitar no espectador um conforto ao se aproximar da área de encenação tornando-se cúmplice do personagem criado pelos atores
  • D reduzir as distâncias, uma vez que o ator deve agir diretamente sobre alguns indivíduos tornando necessária uma “proximidade de organismos vivos”

Artes Cênicas

Compartilhe esta questão
Os Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos:
  • A alucinação – futuro - memória
  • B presente – alucinação - memória
  • C alucinação – memória - realidade
  • D passado – alucinação - realidade