Questões comentadas de Concursos para Professor - Dança

Limpar Busca

Muitas vezes uma frase mostra uma função expressa e uma intenção implícita diferente.
Assinale a frase que traz a sua função implícita indicada corretamente.

  • A Estão tocando a campainha! / Vá abrir a porta.
  • B A comida está salgada! / Mande a empregada embora.
  • C Tenho que ir ao banco! / Vou pedir dinheiro emprestado.
  • D Vou tomar banho agora! / Vou sair para o trabalho.

À saída de uma rodovia para uma cidade vizinha, aparecia um cartaz com as seguintes palavras:

Não deixe de visitar aqui o Museu de Tiradentes!

Nesse caso

  • A sendo a função de informar a principal, o cartaz seleciona fatos.
  • B sendo essencial a função de promover a ação do outro, o cartaz apela para uma sugestão.
  • C sendo principal a função de convencer, o cartaz apela para uma ordem.
  • D sendo central a função de emocionar, o cartaz apela para dados afetivos.

Dos seguintes fatores, o que é essencial para promover a organização motora em pessoas com deficiência é

  • A compreender as alterações neurofisiológicas que podem afetar o controle motor e adaptar as intervenções adequadamente.
  • B apesar das necessidades individuais é necessário aplicar os mesmos métodos eficazes e científicos em todos.
  • C é preciso evitar a prática de atividades motoras para prevenção contra lesões.
  • D focar principalmente na melhoria da força física, sem considerar a coordenação motora.

Na seguinte situação de comunicação o emissor e o receptor correspondem a uma só pessoa:

  • A a leitura de um lembrete na agenda.
  • B o recado deixado pela namorada num bilhete.
  • C o texto de uma antiga carta enviada para a namorada.
  • D um cartaz publicitário de um produto de sua preferência.

Observe o texto seguinte:

6% das pessoas, na Bélgica, são consideradas pobres. Segundo os especialistas, a pobreza atinge mais particularmente os casais cujo chefe de família é relativamente jovem, as famílias cujos membros não têm trabalho, assim como os casais de idosos. Mais concretamente, a pobreza quer dizer fome, doença, frio no inverno, a perda da moradia...

Nesse texto, a explicitação da informação inicial é feita por meio de

  • A reformulações de frases.
  • B exemplificações.
  • C indicações de tempo e lugar.
  • D aposições (apostos).