Questão 3 Comentada - Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina - Auxiliar Administrativo - FEPESE (2023)

Por que as pessoas consomem álcool e cigarros?


Apesar de conhecerem os malefícios que o consumo de álcool e cigarro pode causar à saúde do organismo, muitas pessoas acabam aderindo a esse hábito ou não conseguem parar com ele.


Muitos fatores podem levar ao tabagismo e alcoolismo, sobretudo questões relacionadas à saúde mental. Ansiedade, depressão, baixa autoestima e estresse, entre outros problemas, afetam a maneira como o indivíduo lida com a vida, que pode se tornar pouco prazerosa.


As substâncias presentes no álcool e no tabaco aliviam esses sentimentos, devido aos efeitos neuroquímicos que causam. Após o consumo desses produtos, o cérebro libera substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação momentânea de prazer e bem-estar.


Tanto o álcool quanto o tabaco podem causar tolerância às suas substâncias. Ou seja, ao longo do tempo, serão necessárias quantidades cada vez maiores para se obter a mesma sensação de prazer. E isso pode levar à dependência química, caracterizada pela vontade incontrolável pela substância a qual se é dependente e pelo seu consumo abusivo. Além disso, está associada a sintomas de abstinência.


Entretanto, não apenas as condições emocionais podem influenciar o consumo de álcool e cigarro. Os fatores ambientais que aumentam o risco de tabagismo e alcoolismo incluem o ambiente familiar, contexto cultural, incentivo de amigos e o consumo precoce desses produtos.


Disponível em: < https://www.genera.com.br/blog/tabagismo-
alcoolismo-genetica/>. Acesso em: 16 de out. 2023. Fragmento adaptado.


“E isso pode levar à dependência química, caracterizada pela vontade incontrolável pela substância a qual se é dependente e pelo seu consumo abusivo.”

Sobre a frase, é correto afirmar que:

  • A nas palavras “química” e “incontrolável”, o número de letras é igual ao número de fonemas.
  • B o verbo “caracterizada” concorda em gênero e número com o substantivo “dependência”.
  • C o uso repetido da contração da preposição “per” com os artigos definidos “a” e “o” (pela/pelo) resulta em erro de coesão textual.
  • D a expressão “a qual” deve ser substituída pela expressão “da qual”, pois “dependente” rege a preposição “de” (dependente de algo).
  • E as palavras “dependência” e “abusivo” são consideradas primitivas porque contêm sufixos derivacionais.

Gabarito comentado da Questão 3 - Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina - Auxiliar Administrativo - FEPESE (2023)

A questão aborda conhecimentos de fonética, classes gramaticais, regência e formação de palavras. A) INCORRETA. A análise fonética está equivocada. A palavra "química" possui 7 letras e 6 fonemas, pois o dígrafo "qu" representa um único som (/k/). Já em "incontrolável", temos 13 letras e 11 fonemas, dado que o encontro consonantal "in" e "on" representam dois fonemas. A vogal nasal "i" e a vogal nasal "o". B) INCORRETA. A palavra "caracterizada", no contexto da frase, é um particípio verbal, ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium