Questão 4 Comentada - Instituto de Previdência Municipal de Marília - São Paulo (IPREMM) - Médico Perito - VUNESP (2019)

Um ginecologista de unidade básica de saúde percebe sinais de depressão em uma de suas pacientes, que é bancária. Ela refere que passou a ter dificuldade de dormir, tristeza e ansiedade desde que foi promovida a gerente de contas de pessoas físicas. Refere que é cobrada diariamente pelo desempenho de sua equipe, que seu superior hierárquico a humilha na frente de seus pares, alterando a voz e exigindo-lhe metas inatingíveis. Conversando com o psiquiatra da paciente, eles concluem que ela é vítima de assédio moral no trabalho. Qual é a conduta correta em relação à notificação do caso ao Sistema Único de Saúde (SUS)?

  • A A paciente deve ser encaminhada a um centro de atenção psicossocial para que o caso possa ser notificado ao SINAN.
  • B O caso deve ser notificado ao SINAN como transtorno mental relacionado ao trabalho e como violência psicológica/moral.
  • C Enquanto não houver provas concretas, o caso deve ser mantido entre médicos.
  • D O caso não é de notificação compulsória ao SUS, pois trata-se de uma alteração da saúde relacionada a relações de trabalho.
  • E O caso deve ser notificado ao SINAN como transtorno mental relacionado ao trabalho somente se o psiquiatra julgar indicado.