Questão 3 Comentada - Advocacia Geral da União (AGU) - Procurador Federal - CESPE/CEBRASPE (2010)

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação
hipotética a respeito do regime jurídico dos servidores públicos e da
responsabilidade dos servidores na emissão de pareceres, seguida de
uma assertiva a ser julgada.



Um procurador federal emitiu parecer em consulta formulada por servidor público para subsidiar a decisão da autoridade competente. Nessa situação, se a decisão da autoridade, que seguiu as diretrizes apontadas pelo parecer, não for considerada como a correta pelo TCU e, em consequência disso houver dano ao patrimônio público, então haverá responsabilidade civil pessoal do parecerista.

  • Certo
  • Errado

Gabarito comentado da Questão 3 - Advocacia Geral da União (AGU) - Procurador Federal - CESPE/CEBRASPE (2010)

Os pareceres são classificados como atos administrativos enunciativos, pois não representam a manifestação direta da vontade da administração, servindo apenas como subsídio para o ato que será praticado. Essa natureza opinativa levanta debates sobre a responsabilização do parecerista, já que ele não é o executor final do ato. A jurisprudência do STF distingue duas situações principais: pareceres vinculantes, nos quais o ato deve seguir obrigatoriamente o parecer, e pareceres não vinculante...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium