Prefeitura Municipal de Viana - Assistente de Educação Básica (2019) Questão 2

IV Fórum Ser Homem reafirma compromisso para a Saúde do Homem


Evento trouxe propostas

para tentar diminuir a

morbimortalidade, melhorar

a qualidade de vida e a

intenção de assinatura de

uma Carta Compromisso

entre várias instituições


Pensando em ir além das discussões do Novembro Azul e a prevenção do Câncer de Próstata, o Ministério da Saúde e Instituto Lado a Lado promoveram nesta quarta-feira, 14 de novembro, o IV Fórum Ser Homem: Discutindo Políticas Públicas para a Saúde do Homem. O objetivo foi ampliar a promoção, a prevenção e a assistência à saúde masculina.

Hoje a preocupação não é apenas com os tumores masculinos, mas com a saúde integral do homem. Isso porque, devido a uma série de fatores, o homem vive em média sete anos a menos que as mulheres em diversas regiões do país. A cada três mortes de adultos, duas são de homens. Por isso, ensinar que o homem precisa se preocupar em se cuidar é um dos grandes desafios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Para Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, são muitas as barreiras socioculturais e econômicas a serem superadas. “De fato, esse homem que vemos hoje só aparece nos serviços de saúde durante sua infância, sempre acompanhado pela mãe ou pelo pai, mas depois ele some, reaparecendo no hospital somente quando precisa”, destacou Norberto.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada com foco nos homens dos 20 aos 59 anos, com objetivo de ampliar o acesso com qualidade aos serviços do Sistema único de Saúde (SUS).

(Disponível em:<http://portalms.saude.gov.br/noticias/sas/44697-iv-forum-ser-homem-reafirma-compromisso-para-a-saude-do-homem> Acessado em: 05 de jan. de 2019 - com adaptações)



Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afirmar que o texto:

  • A Propõe uma série de medidas a serem tomadas a fim de evitar o câncer de próstata.
  • B Noticia a realização de um evento sem argumentar em defesa de um ponto de vista.
  • C Compara os casos de mortes violentas com as mortes causadas por imperícia médica.
  • D Condiciona a procura masculina pelo atendimento médico à baixa expectativa de vida.

Encontre mais questões

Voltar