Questão 31 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) - Assistente Social Judiciário - VUNESP (2025)

Fazer justiça não se reduz a requisições para a Assistência Social, e tampouco as seguranças sociais concebidas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) não se realizam na órbita exclusiva dessa política. Ainda que no Judiciário ocorra uma maior incidência de requisições para a Assistência Social, por ser uma política pública transversal a todos os segmentos sociais, outras políticas sociais podem e devem fazer parte da ação para a garantia da proteção social. Em grande medida, as demandas postas ao Sistema de Justiça precedem de situações sociais que requerem forte empreendimento na proteção social básica do SUAS, nas condições de saúde, educação, habitabilidade, trabalho e renda.


É assim também com as situações de abandono, de violação de direitos, de infração ou de transgressão da lei, que requerem ações

  • A imediatistas.
  • B compensatórias.
  • C articuladas.
  • D solidárias.
  • E neutras.

Gabarito comentado da Questão 31 - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) - Assistente Social Judiciário - VUNESP (2025)

O gabarito C) articuladas está correto e fundamenta-se nos princípios do SUAS e na atuação do Serviço Social no Poder Judiciário. A análise do enunciado demonstra que a garantia da proteção social não se esgota em uma única política setorial, exigindo articulação intersetorial entre as diferentes políticas públicas (saúde, educação, habitação, assistência social). As situações complexas que chegam ao Sistema de Justiça, como violações de direitos, demandam intervenções que integrem e complem...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium