Questão 115 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) - Analista Judiciário - Especialidade: Comissário de Justiça da Infância e Juventude - CESPE (Cebraspe) (2023)

Acerca da apuração de irregularidade em Entidade de Atendimento prevista no ECA, julgue o seguinte item.



O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não governamental pode iniciar de ofício pelo juiz ou por representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar.

  • Certo
  • Errado

Gabarito comentado da Questão 115 - Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) - Analista Judiciário - Especialidade: Comissário de Justiça da Infância e Juventude - CESPE (Cebraspe) (2023)

A questão sobre o procedimento de apuração de irregularidades em entidades governamentais e não governamentais é bastante direta e encontra respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ECA, em seu artigo 191, estabelece claramente como esse procedimento se inicia. O artigo diz: "Art. 191. O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Co...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium