Questão 1 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Nível Médio (2019)

TEXTO 1
LIXO: UM GRAVE PROBLEMA DO MUNDO MODERNO
(1) Até meados do século XIX, o lixo gerado – restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos – reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Mas, com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema.
(2) A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matériasprimas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. E, como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.
(3) Recentemente, começamos a perceber que, assim como não podemos deixar o lixo acumular dentro de nossas casas, é preciso conter a geração de resíduos e dar um tratamento adequado ao lixo no nosso planeta. Para isso, será preciso conter o consumo desenfreado, que gera cada vez mais lixo, e investir em tecnologias que permitam diminuir a geração de resíduos, além da reutilização e da reciclagem dos materiais em desuso.
(4) Precisamos, ainda, reformular nossa concepção a respeito do lixo. Não podemos mais encarar todo lixo como “resto inútil”, mas, sim, como algo que pode ser transformado em nova matéria-prima para retornar ao ciclo produtivo.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Lixo um grave problema no mundo moderno. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2019 (adaptado). 


Ao abordar o problema do manejo de resíduos, o TEXTO 1 defende que

  • A o lixo, depois de produzido, é um resto inútil, por isso é importante conter o consumo e reciclar os materiais que já estejam em desuso.
  • B o lixo é um problema desde antes da industrialização, já que matérias orgânicas como restos de comida e excrementos de animais não recebiam tratamento.
  • C a concentração da população nas grandes cidades trouxe o acúmulo de lixo para dentro das casas das pessoas, fazendo crescer montanhas de lixo.
  • D o lixo não pode retornar ao ciclo produtivo por ser fonte de contaminação tanto para o meio ambiente como para a população, por causa das doenças.
  • E as soluções para o tratamento do lixo passam por uma mudança no perfil de consumo por parte do indivíduo, e na estrutura do ciclo produtivo como um todo.