Questão 24 do Concurso Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO) - Técnico Legislativo - Tradutor e Intérprete de Libras - FGV (2024)

No curso de formação de tradutores e intérpretes de Libras Língua Portuguesa, Alfredo participou de uma atividade que simulava uma aula sobre atletismo para alunos de diferentes etapas dos ensinos fundamental e médio. Ele escolheu simular a aula para alunos surdos do ensino médio. Observe como Alfredo interpretou a fala de outro aluno ouvinte que simulou ser o professor:
‘Professor’- Agora vamos falar um pouquinho das corridas. Temos quatro tipos de corridas. A primeira é rasa, a segunda é meio fundo, a terceira é fundo e a quarta é de revezamento.
‘Intérprete’- (...) CORRIDA CONVERSAR CORRIDA 4. PRIMEIRA SEGUNDA. M-E-A R-E-V-E-S-A-M-A-T-O (...)
Observando a atuação de Alfredo, nota-se uma significativa dificuldade na interpretação em acompanhar a aula simulada.
Sobre a estratégia que o aluno intérprete poderia utilizar adequadamente, na medida que os conceitos estavam sendo ainda introduzidos pelo aluno professor, assinale a afirmativa correta.

  • A Demonstrar, unicamente, conhecimentos específicos sobre o assunto.
  • B Usar a datilologia para uma efetiva comunicação de fatos do cotidiano.
  • C O uso de classificadores em Libras, como uma estratégia de interpretação literal.
  • D Valer-se da datilologia com habilidade para a transmissão dos conceitos.
  • E Esclarecer os termos apresentados, por meio de diversas situações.