Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.
A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.
MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.
Na reflexão da autora, a educação musical
- A está diretamente relacionada à consciência corporal.
- B explora o caráter terapêutico do ritmo e da melodia.
- C enfatiza a notação musical das vivências dos alunos.
- D desenvolve o gosto pela apreciação de música de concerto.
- E permite a estesia ao promover a compreensão histórica do fenômeno sonoro.