Questões de Linguagem Corporal (Educação Artística)

Limpar Busca

Um aluno deve encontrar um objeto que produza som e que lhe permita mover-se pela sala. De posse do objeto, começa a movimentar-se pela sala em vários sentidos, enquanto os outros, de olhos fechados, vão indicando com a mão o caminho que está sendo feito, localizando-se apenas pelo som.
Quando o aluno para de tocar a sua fonte sonora, todos abrem os olhos, mas sem abaixar a mão, possibilitando- -lhes, dessa forma, confirmar a maior ou menor precisão na localização da direção do som. (Almeida, 2011)

O exercício tem como objetivo

  • A estimular a percepção da altura do som.
  • B exercitar a criatividade.
  • C estimular a percepção do fraseado musical.
  • D desenvolver a audição focalizada.
  • E estimular a curiosidade científica.

Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.

A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.

MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.

Na reflexão da autora, a educação musical

  • A está diretamente relacionada à consciência corporal.
  • B explora o caráter terapêutico do ritmo e da melodia.
  • C enfatiza a notação musical das vivências dos alunos.
  • D desenvolve o gosto pela apreciação de música de concerto.
  • E permite a estesia ao promover a compreensão histórica do fenômeno sonoro.

As práticas pedagógicas centradas principalmente no trabalho do aluno tiveram sua origem no desenvolvimento da dança moderna iniciada com Isadora Duncan e com os trabalhos de Rudolf Laban.

Sobre a dança em seu contexto educacional, assinale a afirmativa que identifica corretamente contribuições de Duncan e Laban.

  • A Laban rompeu com a hegemonia do balé clássico e acreditava na capacidade de dançar de qualquer pessoa, mediante a exploração das diferentes possibilidades de movimento.
  • B Duncan investigou os fatores do movimento, as modalidades de seu desdobramento no espaço e o diálogo intrínseco entre movimento e novas formas de sua notação.
  • C Ambos propuseram métodos de ensino de técnicas corporais capazes de adestrar os corpos e transformar os alunos em bailarinos.
  • D Duncan considerava a dança um meio para o desenvolvimento motor, com foco nos aspectos anatômicos e físicos do movimento.
  • E Laban criou procedimentos de ensino voltados para construção de uma personalidade livre e criativa, capaz de expressar ideias e sentimentos profundos mediante a dança.

No que se refere ao ensino de dança nas escolas de educação básica, julgue o item a seguir.



A dança, enquanto uma das expressões culturais brasileiras, esteve presente no currículo do ensino formal ao longo da história da educação no país.

  • Certo
  • Errado

No que se refere ao ensino de dança nas escolas de educação básica, julgue o item a seguir.



A permanência do ensino da dança no currículo da educação básica e a garantia da sua presença em todas as etapas de formação são fatores atualmente assegurados por lei.  

  • Certo
  • Errado