Questões de Linguagem Corporal (Educação Artística)

Limpar Busca

Sobre os objetivos educativos da dança, leia o trecho a seguir.


No eixo ______________, objetiva-se trabalhar o uso criativo da linguagem da dança, por intermédio da sensibilização dos alunos.

No eixo ______________, objetiva-se educar os alunos à fruição da dança, como espectadores sensíveis.

No eixo _____________, objetiva-se problematizar as contribuições da dança para a formação cultural dos homens.


Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A expressão – apreciação – contextualização.
  • B apreciação – contextualização – expressão.
  • C expressão – contextualização – apreciação.
  • D contextualização – apreciação – expressão.
  • E apreciação – expressão – contextualização.

No que concerne às expressões da dança no Brasil, julgue o item subsecutivo.


O bumba meu boi utiliza-se de uma dramaturgia mista, que inclui canto e dança, para contar a morte e a ressureição do boi.

  • Certo
  • Errado
Leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com a LDB, a educação a distância (EaD) não poderá ser utilizada no Ensino Fundamental. II. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Sobre os planos de trabalho do professor, que devem contemplar experiências significativas para os alunos, assinale a alternativa incorreta.

  • A Experimentação do funcionamento corporal, por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço; improvisação de movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, respondendo a pulsações internas rítmicas.
  • B Percepção e leitura das soluções expressivas encontradas em grupo, para comunicar, pelo movimento, a sua ideia de sentimento/ pensamento. Registro de movimentos expressivos, criados em coreografias complexas, com vistas à exclusão dos alunos menos aptos à atividade.
  • C Acesso a espetáculos de dança - erudita, clássica, moderna, contemporânea e outras modalidades - para proporcionar ao aluno uma experiência estética e apreciação significativa da arte em movimento.
  • D Abordagens conceituais e a história da dança na vida humana, seus intérpretes, seus gêneros presentes nas várias culturas e repertórios importantes na ampliação de referências e conhecimentos sobre a linguagem da dança.

Julgue o item que segue no que se refere à música, à cultura popular e às manifestações da cultura na música.


MC é o cantor de rap que invariavelmente improvisa, criando letras e rimas espontaneamente em suas apresentações.

  • Certo
  • Errado