Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal (SES-DF) - Serviço Social (2020) Questão 61

  Analisar o Serviço Social brasileiro em suas orgânicas relações com a questão social e a desigualdade fundante que a constitui, no atual contexto de transformações estruturais e conjunturais que se processam sob a dominância do capital financeiro, é enfrentar uma temática bastante ampla e complexa.


YASBEK, M. C. Serviço Social, Questão Social e Políticas Sociais em tempos de degradação do trabalho humano, sob o domínio do capital financeiro. Revista Serviço Social, Londrina, v. 21, n. 1, jul./dez. 2018, p. 183‐194, com adaptações. 


  



Considerando o fragmento do texto como referência inicial, no que tange ao Estado, à questão social e à sua relação com o Serviço Social, julgue o item a seguir.


Uma concepção crítica a respeito do processo de profissionalização do Serviço Social entende que o aperfeiçoamento técnico da filantropia e a incorporação das tradicionais formas de ajuda pelo Estado, aliados à retração da produção e das relações sociais capitalistas, constituem as condições sócio-históricas da relação entre o Serviço Social, a questão social e o Estado.

  • Certo
  • Errado