A parceria, um fundamento da interdisciplinaridade, tem sido explorada pedagogicamente em fomento da melhoria da qualidade da prática das intervenções educativas. Revela uma tendência construtiva ao centralizar as ações pedagógicas baseadas no desenvolvimento e na busca de conhecimentos entre o professor e o pedagogo por meio da observação da sala de aula. Uma parceria, professor e pedagogo, que assessora a reorganização das decisões à prática docente e faz emergir a vontade de experimentar novas estratégias didáticas. O processo, construtivo, acontece à base da troca de ideias e opiniões sobre os dados coletados por meio da observação. Motivando a reflexão, em conjunto, de modificações pedagógicas à administração dos percalços, desigualdades, vistas na sala de aula. O princípio de aperfeiçoamento surge da constatação do que acontece na prática em consonância com o que foi planejado. A seguir leia alguns itens sobre a programação que viabiliza a observação de sala de aula em modo de parceria e assinale a alternativa incorreta, ou seja, que não completa a ideia apresentada na questão.
- A O pedagogo conhece a essência da sala de aula proporcionando ao professor compartilhar os percalços da realidade ao desenvolver o trabalho pedagógico
- B As orientações são impostas pelo Núcleo Regional de Educação e são apresentadas ao professor que inicia o projeto com o pedagogo. A intenção é apoiar o professor e suas dificuldades
- C O professor e o pedagogo exploram uma técnica de formação em que analisam, juntos, como está a aprendizagem do aluno. Analisam, juntos, as dificuldades de aprendizagem, dificuldades durante as aulas e planejam possibilidades auxiliadoras às soluções
- D A observação de sala de aula é um instrumento que institui a possibilidade de troca entre o professor e o pedagogo. Uma união que constrói por meio da vivência uma visão crítica da articulação da prática e do planejamento
- E É um trabalho democrático, todas as etapas do programa implantado até as intervenções educativas desenvolvidas na instituição escolar são conversadas. O objetivo é sempre enfrentar as principais dificuldades dos alunos