Questão 24 do Concurso Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Nutricionista - COMVEST UFAM (2023)

Em relação ao tema “alimentos funcionais”, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Beta-oxidação é o processo da queima dos alimentos para geração de energia. Elétrons liberados nessa reação como resíduos são denominados radicais livres. Há estudos sugerindo que esses radicais livres formados seriam uma das prováveis causas da formação do câncer. Portanto, a ação antioxidante se refere ao combate destes radicais livres formados durante o processo de geração de energia do nosso corpo pela beta-oxidação.
  • B Discutem-se os efeitos fisiológicos de alguns alimentos na redução de riscos de doenças degenerativas, tais como enfermidades cardiovasculares e certos tipos de câncer. É importante ressaltar que os alimentos funcionais não curam doenças, ao contrário dos remédios. Os componentes bioativos que apresentam é que são capazes de reduzir o risco de certas doenças.
  • C O chamado alimento simbiótico é a combinação de alimento contendo bactérias vivas (prebióticos) com produtos que servem de substrato para essas bactérias (probióticos).
  • D Probióticos são ingredientes alimentares não digeríveis, com ação benéfica no organismo usuário, estimulando o crescimento e a atividade das bactérias presentes no cólon. O alimento, para ser classificado como probiótico, deve obedecer a alguns critérios, quais sejam: não ser absorvido no intestino delgado, transformar a microbiota colônica em microbiota saudável, ser capaz de induzir efeito fisiológico benéfico para a saúde, além de ser metabolizado por bactérias benéficas no cólon. Somente os oligossacarídeos e os frutos-oligossacarídeos atendem a esses critérios.
  • E Prebióticos são alimentos que se caracterizam por conter microrganismos vivos atuando de forma benéfica no organismo hospedeiro e promovendo o balanço de sua microbiota intestinal. As bactérias mais utilizadas nos alimentos funcionais são as lácticas (Lactobacillus acidophilus, L. rhamnosus e L. casei), embora algumas leveduras e bifidobacterias também sejam utilizadas. O mecanismo de ação dos prebióticos ainda não é totalmente conhecido, mas há hipóteses de que seja relacionado à mudança do pH intestinal, concorrência com microrganismos patógenos pelo seu receptor de ligação e nutrientes para seu desenvolvimento, estimulação do sistema imune e produção de citocinas e de lactase.