A Educação Física na escola deve promover a vivência e a apuração das particularidades dos esportes de rede ou de quadra dividida, bem como aqueles que utilizam parede de rebote, o que favorecerá a utilização e a apropriação dessas atividades no tempo de lazer, além de proporcionar a apreciação das experiências sensíveis e estéticas inerentes a essas modalidades. A opção que elucida os esportes mencionados e as dimensões do saber abordadas na Base Nacional Comum Curricular é:
- A a prática de esportes de rede ou quadra dividida, assim como os de parede de rebote, deve restringir-se à aprendizagem das regras e técnicas fundamentais, sem aprofundar as possibilidades de adaptação e invenção de novas maneiras de usufruir dessas modalidades de lazer.
- B a utilização e a apropriação dos esportes de rede, quadra dividida ou parede de rebote no lazer são condicionadas unicamente pela disponibilidade de espaços e equipamentos apropriados, não havendo conexão com a compreensão das características e potencialidades dessas modalidades.
- C a assimilação das particularidades dos esportes de rede, quadra dividida ou parede de rebote, possibilita aos estudantes modificarem as regras, desenvolver novas variantes e empregar materiais alternativos, ampliando as oportunidades de utilização e apropriação dessas atividades no lazer.
- D o aproveitamento das vivências sensoriais e estéticas proporcionadas pelos esportes de rede, quadra dividida ou parede de rebote é limitado aos atletas de alto desempenho, que detêm o domínio técnico e tático indispensável para reconhecer a beleza e a complexidade dessas modalidades.
- E a prática e a análise das particularidades dos esportes de rede, da quadra dividida ou da parede de rebote são significativas apenas para os estudantes ligados a essa modalidade, mas não possuem relevância para a formação integral dos demais discentes.