Questões de Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

De acordo com a classificação apresentada na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa que corresponde a práticas corporais da unidade temática Esportes na categoria técnico-combinatória.

  • A Atletismo, futebol, basquete, vôlei.
  • B Ginástica artística, nado sincronizado, patinação artística.
  • C Corrida de velocidade, maratona, ciclismo, skate.
  • D Judô, taekwondo, karatê, capoeira.
  • E Escalada, corrida com obstáculos, corrida de aventura.

A Educação Física na escola deve promover a vivência e a apuração das particularidades dos esportes de rede ou de quadra dividida, bem como aqueles que utilizam parede de rebote, o que favorecerá a utilização e a apropriação dessas atividades no tempo de lazer, além de proporcionar a apreciação das experiências sensíveis e estéticas inerentes a essas modalidades. A opção que elucida os esportes mencionados e as dimensões do saber abordadas na Base Nacional Comum Curricular é:

  • A a prática de esportes de rede ou quadra dividida, assim como os de parede de rebote, deve restringir-se à aprendizagem das regras e técnicas fundamentais, sem aprofundar as possibilidades de adaptação e invenção de novas maneiras de usufruir dessas modalidades de lazer.
  • B a utilização e a apropriação dos esportes de rede, quadra dividida ou parede de rebote no lazer são condicionadas unicamente pela disponibilidade de espaços e equipamentos apropriados, não havendo conexão com a compreensão das características e potencialidades dessas modalidades.
  • C a assimilação das particularidades dos esportes de rede, quadra dividida ou parede de rebote, possibilita aos estudantes modificarem as regras, desenvolver novas variantes e empregar materiais alternativos, ampliando as oportunidades de utilização e apropriação dessas atividades no lazer.
  • D o aproveitamento das vivências sensoriais e estéticas proporcionadas pelos esportes de rede, quadra dividida ou parede de rebote é limitado aos atletas de alto desempenho, que detêm o domínio técnico e tático indispensável para reconhecer a beleza e a complexidade dessas modalidades.
  • E a prática e a análise das particularidades dos esportes de rede, da quadra dividida ou da parede de rebote são significativas apenas para os estudantes ligados a essa modalidade, mas não possuem relevância para a formação integral dos demais discentes.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a seleção e a organização dos conteúdos para a Educação Física no Ensino Fundamental, seguem determinados critérios.
Assinale a opção que apresenta o critério que se refere às práticas da cultura corporal, cuja aprendizagem favorece a ampliação das capacidades de interação sociocultural, o usufruto das possibilidades de lazer, a promoção e a manutenção da saúde pessoal e coletiva.

  • A Relevância social.
  • B Relevância pessoal.
  • C Característica regional.
  • D Características dos alunos.
  • E Características da própria área.

Conforme a BNCC – Ensino Fundamental: Educação Física – Anos Finais, sobre as brincadeiras e os jogos nos 6º e 7º anos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Experimentar e fruir, apenas fora da escola, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
( ) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

  • A C - C.
  • B C - E.
  • C E - E.
  • D E - C.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Educação Física no Ensino Médio definem competências e habilidades essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo do processo educativo.
Sobre as competências e as habilidades previstas nos PCN para essa disciplina, avalie as afirmativas a seguir.

I. Assumir uma postura ativa, na prática das atividades físicas, e consciente da importância delas na vida do cidadão.
II. Desenvolver as noções conceituais de esforço, intensidade e frequência, aplicando-as em suas práticas corporais.
III. Realizar pesquisas e estudos científicos sobre a influência da prática de atividades físicas na saúde do cidadão.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.