O analista de transportes de uma cidade de médio porte do interior do estado recebeu uma solicitação para fazer o estudo de um novo sistema de transporte público, pois o município enfrenta desafios como congestionamentos em horários de pico, baixa oferta de transporte coletivo e alto custo de deslocamento para os cidadãos. A proposta prévia é de implementar um sistema de transporte integrado, combinando ônibus de faixa exclusiva e bicicletas compartilhadas. Considerando o planejamento de sistemas de transporte, assinale, a seguir, a melhor abordagem para a análise da viabilidade desse projeto.
- A Substituir a proposta por um aumento na frota de veículos particulares, pois isso irá reduzir o tempo de deslocamento dos cidadãos sem necessidade de investimento público em transporte coletivo; realizar estudos e acompanhamento do aplicado para verificar a viabilidade.
- B Priorizar a implementação das bicicletas compartilhadas como solução principal, pois esse modal é sustentável e de baixo custo operacional, eliminando a necessidade de investimentos em infraestrutura viária e qualquer estudo prévio, pois o importante é sanar rapidamente o problema.
- C Realizar estudos de demanda; avaliar os impactos sociais e ambientais antes da implementação; delimitar cenários de implementação do novo sistema com horizontes temporais; fazer análises de custo-benefício ou de viabilidade financeira da proposta para o município e encaminhar para o órgão.
- D Implementar imediatamente o sistema de ônibus em faixas exclusivas, sem necessidade de estudos prévios, visto que a experiência de outras cidades demonstra a eficiência desse modelo de transporte e não necessita fazer nenhum estudo prévio, basta transladar a experiência da outra cidade para essa.