Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

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Quando um veículo ferroviário percorre um trecho em curva, fica sujeito à ação de uma força centrífuga, que força os frisos das rodas contra o trilho externo da curva, acelerando o processo de desgaste tanto dos frisos quanto dos trilhos. Para minimizar esses efeitos indesejáveis, implanta-se a superelevação, que é a inclinação da via nas curvas.
Acerca da superelevação, analise as afirmativas a seguir.

I. Ela reduz os defeitos superficiais e desgastes dos trilhos e do material rodante. II. Ela deve ser inferior a um valor máximo por problemas de drenagem da via. III. Ela é medida pela diferença de altura entre o trilho externo e o interno num determinado ponto da curva.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E II e III, apenas.

Segundo os conceitos de engenharia de tráfego, a densidade de um fluxo corresponde

  • A à velocidade média dos veículos, em determinado trecho.
  • B à quantidade de veículos por comprimento de via e faixa.
  • C ao intervalo entre passagens sucessivas de veículos, por faixa.
  • D à quantidade de veículos atravessando uma seção, por unidade de tempo.
  • E ao tempo de percurso dos veículos, por unidade de comprimento da via.

Um determinado equipamento possui as seguintes parcelas de seu custo horário:

a. Depreciação horária: R$ 20,00;
b. Custo horário dos juros da oportunidade de capital: R$ 2,00;
c. Custo horário de manutenção: R$ 35,00;
d. Custo horário de combustíveis, lubrificantes, filtros e graxas: R$ 105,00;
e. Custo horário com mão de obra de operação: R$ 6,00; e
f. Custo horário com seguros e impostos: R$ 5,00.

De acordo com a metodologia de custos de infraestrutura de transporte do DNIT, o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo desse equipamento serão, respectivamente, de:

  • A R$ 166,00 e R$ 13,00;
  • B R$ 166,00 e R$ 33,00;
  • C R$ 173,00 e R$ 13,00;
  • D R$ 173,00 e R$ 25,00;
  • E R$ 173,00 e R$ 33,00.

O Manual de Pavimentação do DNIT é uma referência técnica nacional para o projeto de pavimentos.
De acordo com esse instrumento normativo, os pavimentos podem ser classificados ou tipificados em rígido, semirrígido ou flexível.
Apresenta um exemplo de pavimento semirrígido:

  • A laje de concreto de cimento Portland;
  • B base de brita graduada revestida por uma camada asfáltica;
  • C camada de solo-cimento revestida por uma camada asfáltica;
  • D base de solo pedregulhoso revestida por uma camada asfáltica;
  • E base de brita graduada revestida por concreto compactado a rolo (CCR).

Para uma rodovia brasileira, verificou-se um fluxo de tráfego (q) correspondente a 4000 veículos/hora. O headway, em segundos/veículo, é igual a

  • A 0,8.
  • B 60.
  • C 1,11.
  • D 0,90.
  • E 4000.