Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

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Aquele obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício), recebe a definição de:

  • A Canteiro central.
  • B Calçada.
  • C Bordo da pista.
  • D Bicicletário.
  • E Acostamento.

A ARCE avaliará a expansão do transporte público em uma região metropolitana que apresenta crescimento populacional acelerado e problemas de mobilidade urbana. Para subsidiar a tomada de decisão, é fundamental realizar uma análise de demanda baseada em diferentes níveis de previsão e modelos de transporte. Considerando os aspectos técnicos de análise de demanda, trata-se da abordagem correta para a análise da demanda de transportes nessa região:

  • A Utilizar apenas pesquisas de opinião com usuários do transporte público, pois as percepções individuais são a principal variável na modelagem da demanda futura.
  • B Priorizar apenas a análise da oferta de transporte público atual, avaliando a quantidade de veículos disponíveis e a capacidade operacional das linhas, sem considerar dados socioeconômicos.
  • C Fazer uso, exclusivamente, dos dados históricos de passageiros transportados nos últimos cinco anos para projetar a demanda futura, pois séries temporais são suficientes para previsões acuradas.
  • D Aplicar modelos de previsão de demanda baseados na interação entre oferta e demanda, considerando o zoneamento urbano, dados socioeconômicos da população e características da infraestrutura de transporte, para estimar cenários futuros de mobilidade.

As Marcas Longitudinais Específicas são empregadas para garantir a segregação de fluxos e organizar a circulação de veículos em determinadas faixas de uso restrito. Entre essas marcas, a Marcação de Faixa Exclusiva (MFE) é aplicada conforme critérios técnicos definidos no manual de sinalização. Com base nesse regulamento, assinale a alternativa correta:

  • A A MFE deve estar sempre acompanhada de sinalização indicativa dos sentidos reversíveis e horários de funcionamento alternados.
  • B A MFE pode ser implantada com linha seccionada amarela, permitindo a ultrapassagem em horários de menor fluxo, desde que sinalizada verticalmente.
  • C A MFE é utilizada para dar prioridade de circulação a determinados veículos, desde que os demais também possam utilizá-la fora do horário de pico.
  • D A MFE deve ser utilizada quando for necessário separar o fluxo de veículos automotores do fluxo de bicicletas, garantindo segurança aos ciclistas.
  • E A MFE deve ser utilizada quando se pretende dar exclusividade à circulação de determinada espécie e/ou categoria de veículo, com o objetivo de garantir seu melhor desempenho.

Na execução de um serviço em via urbana, o operador de uma máquina demarcadora de faixas ajustou a largura e o espaçamento das linhas, conforme projeto da sinalização viária.

Esse ajuste é essencial para:

  • A Garantir que a demarcação esteja dentro dos padrões de trânsito e segurança.
  • B Substituir a necessidade de placas de sinalização.
  • C Melhorar o desempenho da tinta e reduzir a velocidade do veículo.
  • D Evitar o consumo excessivo de ar comprimido.

O analista de transportes de uma cidade de médio porte do interior do estado recebeu uma solicitação para fazer o estudo de um novo sistema de transporte público, pois o município enfrenta desafios como congestionamentos em horários de pico, baixa oferta de transporte coletivo e alto custo de deslocamento para os cidadãos. A proposta prévia é de implementar um sistema de transporte integrado, combinando ônibus de faixa exclusiva e bicicletas compartilhadas. Considerando o planejamento de sistemas de transporte, assinale, a seguir, a melhor abordagem para a análise da viabilidade desse projeto.

  • A Substituir a proposta por um aumento na frota de veículos particulares, pois isso irá reduzir o tempo de deslocamento dos cidadãos sem necessidade de investimento público em transporte coletivo; realizar estudos e acompanhamento do aplicado para verificar a viabilidade.
  • B Priorizar a implementação das bicicletas compartilhadas como solução principal, pois esse modal é sustentável e de baixo custo operacional, eliminando a necessidade de investimentos em infraestrutura viária e qualquer estudo prévio, pois o importante é sanar rapidamente o problema.
  • C Realizar estudos de demanda; avaliar os impactos sociais e ambientais antes da implementação; delimitar cenários de implementação do novo sistema com horizontes temporais; fazer análises de custo-benefício ou de viabilidade financeira da proposta para o município e encaminhar para o órgão.
  • D Implementar imediatamente o sistema de ônibus em faixas exclusivas, sem necessidade de estudos prévios, visto que a experiência de outras cidades demonstra a eficiência desse modelo de transporte e não necessita fazer nenhum estudo prévio, basta transladar a experiência da outra cidade para essa.