É correto afirmar que, no parágrafo 2,
- A se sustenta que o caráter singular que cada uma das revoluções, a Americana e a Francesa, adquiriu não constituiu impedimento para que ambas viessem a se tornar referência de uma forma de governo distinta da que caracteriza a monarquia europeia.
- B na formulação vários movimentos democratizantes ou de libertação nacional, a substituição da conjunção por “como o” preserva o sentido original.
- C se desenvolve a ideia de que o emprego da palavra “república” para designar repulsa ao governo unipessoal e à sucessão dinástica, exclusivos das monarquias, teve origem nas revoluções de 1776 e 1789.
- D considerado o segmento a partir da emergência das duas revoluções republicanas modernas, em seu contexto, a substituição da palavra grifada por “contemporâneas” não prejudicaria o sentido original.
- E considerado o segmento cujo núcleo invariavelmente gravitava em torno da necessidade de afirmar o princípio da soberania popular, em seu contexto, a substituição do que está em destaque por “do qual o núcleo” preservaria a correção original.