Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.
- A Para a autora, a abordagem diferencialista apresenta a visão de sociedade multicultural, porém uma política assimilacionista promove a integração de todos na sociedade, incorporados à cultura hegemônica. Ela usa como exemplo a política de universalização da escolarização, no que pese considerar que a instituição escolar possui um caráter monocultural e homogeneizador.
- B O multiculturalismo assimilacionista parte da afirmação de que, quando se enfatiza a assimilação, termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la. Logo, procura reconhecer a diferença, promovendo sua expressão em contexto específico, com a criação de verdadeiros apartheids socioculturais.
- C O interculturalismo favorece o diálogo entre os saberes e as identidades, rompe com a ideia essencialista das culturas e das identidades e entende que a cultura está em processo constante de construção, desestabilização e reconstrução.
- D O monoculturalismo plural promove a inter-relação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais.
- E No multiculturalismo assimilacionista, são considerados os processos de hibridização cultural que mobilizam as identidades, reformulando-as permanentemente em mecanismos segundo os quais as culturas não são puras nem estáticas.