Questões de História e Atualidades das Artes Cênicas (Artes Cênicas)

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Durante o Renascimento, entre os séculos XV e XVI, a dança passou a ser sistematizada como forma de arte e etiqueta, integrando os códigos da cultura cortesã europeia. Nesse período, surgiram os primeiros tratados técnicos de dança, que estabeleciam regras de postura, deslocamento, ritmo e expressão, associando a prática corporal à formação moral e estética do indivíduo. Nesse contexto, qual das alternativas expressa corretamente uma característica central da dança renascentista?

  • A Tinha como principal referência estética os movimentos tribais de origem africana, absorvidos pela cultura europeia.
  • B Consolidou-se como uma prática popular camponesa, transmitida oralmente, sem registros técnicos escritos.
  • C Era fortemente ligada aos rituais religiosos católicos e evitava qualquer traço de teatralidade ou representação mundana.
  • D Conferia à dança um papel educativo, racional e social, estruturando-a segundo princípios geométricos e harmônicos.
  • E Valorizava a espontaneidade e os gestos improvisados, como forma de resistência aos modelos aristocráticos da época.

Durante uma aula sobre danças tradicionais brasileiras, a professora propôs que os alunos identificassem uma manifestação performática que combina elementos do cortejo real africano com a religiosidade do catolicismo popular, envolvendo a presença de figuras simbólicas como o rei, a rainha, os vassalos, as baianas e o porta-estandarte. Tal manifestação tem percussão marcante com tambores alfaia e é tradicionalmente ligada às festividades do ciclo carnavalesco de Pernambuco, especialmente no Recife. Além disso, sua origem remonta à resistência dos povos negros escravizados, constituindo uma forma de expressão sincrética, ritual e política. Diante dessas características, qual das danças abaixo corresponde à descrição?

  • A Congo.
  • B Maracatu.
  • C Bumba meu boi.
  • D Samba de roda.
  • E Frevo.

A Ópera “Dafne”, apresentada em 1597, cuja letra foi escrita por Rinuccini e musicada por Jacopo Peri, foi considerada uma das primeiras óperas conhecidas, uma espécie de ópera primitiva. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a inspiração para essa primeira obra dramática musicada.

  • A Poemas sinfônicos.
  • B Balé.
  • C Teatro grego.
  • D Autos e procissões.
  • E Dengaku.

Sobre o ensino de dança e teatro no Brasil, analise a sentença abaixo:

Nas escolas brasileiras no início do século XX, tais linguagens artísticas eram identificadas no currículo escolar como práticas não obrigatórias, reconhecidas quando faziam parte de festividades escolares (1ª parte). De acordo com o histórico do ensino de Arte no Brasil (PCN-Arte), “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar” (2ª parte). Isso acontecia, pois, naquela época, essas disciplinas podiam ser ensinadas sem aprofundamento dos saberes referentes a cada uma delas, como em oficinas (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 3ª parte.
  • D Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • E Todas as partes.

Para Koudela (2015), Vsevolod Meyerhold, Erwin Piscator e Bertolt Brecht desenvolveram o teatro épico que busca

  • A o distanciamento do espectador a fim de quebrar a identificação com os atores e a ação promovida pela catarse.
  • B a criação de, no palco, uma ilusão de realidade por meio de formas de atuação e elementos da cena.
  • C a apresentação de situações sem lógica ou sem explicação com base na realidade, com personagens pouco aprofundadas.
  • D a eliminação dos elementos cênicos tais como iluminação, cenário, figurino ou sonoplastia, sem utilização de elementos tecnológicos e com ênfase no trabalho de atuação.
  • E uma atmosfera mágica e energética, com ênfase nos sentidos e distante do racionalismo, mas realizado em espaços públicos, criando situação de confronto do público com sua realidade.