Questões de História e Atualidades das Artes Cênicas (Artes Cênicas)

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Existem variações de passos complexos, porém o mais importante no cirandar não é a dificuldade dos passos, mas a simplicidade e a união. A roda pode acontecer em diferentes contextos como carnaval, encerramento de uma atividade pedagógica ou em festejos juninos; em espaços abertos ou fechados, como ruas, bares e praças.

Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-dacultura/assuntos/noticias/ciranda-do-nordeste-e-reconhecida-comopatrimonio-cultural-do-brasil. Adaptado

A dança descrita é:

  • A baião.
  • B carimbó.
  • C pau de fitas.
  • D roda de ciranda.
  • E dos arcos.

O maculelê é uma dança

  • A em forma de desafio, acompanhada de instrumentos como viola, rabeca e reco-reco.
  • B afro-brasileira, executada em roda, no sentido contrário ao relógio, acompanhada por tambores.
  • C em pares, cantada e que faz parte do fandango.
  • D guerreira, na qual um solista canta, intercalado por um coro, e em que se utilizam tambores e agogô.
  • E de origem alemã, com ritmo vivo e binário.

O período reviveu a abundância alegórica do fim da Idade Média e a enriqueceu com o mundanismo sensual da Renascença. Mas, ao fundo da cena, a areia do tempo estava correndo, e o memento mori da Dança da Morte soava de novo. Os prazeres do mundo e a sombra da morte, coisas terrenas e coisas celestiais, fluíam juntas, teatral e espiritualmente, num grande crescendo. Uma era estava encenando a si mesma.



(Berthold, 2000. Adaptado)



O excerto descreve, do ponto de vista da história do teatro, o período

  • A helenístico.
  • B medieval.
  • C barroco.
  • D romântico.
  • E naturalista.

Essa festividade tem sua presença nas festas de Natal e Reis. Consiste em cantos, danças, partes declamadas e loas. As melodias são pequenas canções, valsas e modinhas.

(Jeandot, 1993. Adaptado)

Trata-se

  • A do maracatu.
  • B da capoeira.
  • C do baião.
  • D do coco.
  • E do pastoril.

Durante uma aula sobre danças tradicionais brasileiras, a professora propôs que os alunos identificassem uma manifestação performática que combina elementos do cortejo real africano com a religiosidade do catolicismo popular, envolvendo a presença de figuras simbólicas como o rei, a rainha, os vassalos, as baianas e o porta-estandarte. Tal manifestação tem percussão marcante com tambores alfaia e é tradicionalmente ligada às festividades do ciclo carnavalesco de Pernambuco, especialmente no Recife. Além disso, sua origem remonta à resistência dos povos negros escravizados, constituindo uma forma de expressão sincrética, ritual e política. Diante dessas características, qual das danças abaixo corresponde à descrição?

  • A Congo.
  • B Maracatu.
  • C Bumba meu boi.
  • D Samba de roda.
  • E Frevo.