Questões de Projetos e Ações Artístico-culturais (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Qual é a principal tarefa do dublador ou da dubladora?

  • A Substituir fisicamente um ator ou uma atriz de cinema, em que haja possibilidade de situações de perigo ou risco iminente.
  • B Traduzir, simultaneamente, as vozes das pessoas que realizam uma apresentação teatral ou uma palestra.
  • C Interpretar vários personagens do cinema, criando vozes diferentes para cada cena do filme.
  • D Interpretar e dar voz a personagens do cinema, substituindo a voz original dos atores e atrizes do filme para outro idioma.

A produção executiva no processo de criação de uma obra artística apresenta diversas responsabilidades e tarefas. Assinale a opção incorreta em relação às atribuições de um produtor ou produtora executiva.

  • A O produtor ou produtora executivo(a) planeja todas as etapas de desenvolvimento do projeto, entretanto, não contrata profissionais, não gerencia o orçamento e não faz o controle de riscos do andamento da montagem da obra-artística.
  • B O produtor ou produtora executivo(a) atua tanto na área audiovisual, quanto no âmbito das artes cênicas, sempre buscando estratégias comerciais para o desenvolvimento eficaz do projeto artístico.
  • C O profissional da produção executiva cuida de todos os aspectos financeiros, logísticos e administrativos da obra-artística, desde sua ideia inicial até a veiculação de seu produto final.
  • D O produtor executivo entende das leis do setor audiovisual e realiza pagamentos dos direitos autorais a escritores e roteiristas que participaram da equipe de criação de um filme.

Qual é o papel do iluminador ou iluminadora teatral no processo de criação de um espetáculo?

  • A Operar os controles da mesa de iluminação, executar o roteiro de Iluminação e verificar o funcionamento do equipamento elétrico.
  • B Montar e operar a aparelhagem de som, que reproduz a trilha sonora do espetáculo e realizar reparos elétricos no palco.
  • C Montar e instalar toda a aparelhagem de som e iluminação no palco e nas varas elétricas.
  • D Criar e projetar toda a iluminação do espetáculo em consenso com a equipe da obra, além de indicar os equipamentos e refletores, elaborar o mapa de luz e a adequação dos refletores à mesa de luz.

O envelhecimento é um processo biopsicossocial que envolve mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida na velhice está diretamente relacionada ao engajamento em atividades significativas e prazerosas, como a dança. A dança é entendida, nesse contexto, como uma prática de envelhecimento ativo, promovendo autonomia, participação e bem-estar. Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.



1.(__) A prática da dança na terceira idade exige atenção a fundamentos técnicos específicos que consideram as transformações fisiológicas e cognitivas do envelhecimento. Com o avançar da idade, há uma redução progressiva da força muscular, da flexibilidade, do equilíbrio e da coordenação motora.


2.(__) A dança atua positivamente sobre a neuroplasticidade, favorecendo processos cognitivos essenciais como a memória de sequência (importante na lembrança de coreografias), a atenção sustentada e seletiva, a coordenação motora fina e global e a sincronização entre movimento e música — habilidade esta vinculada às funções executivas do cérebro.


3.(__) No campo psicoafetivo e sociocultural, a dança se mostra uma aliada poderosa na reconstrução da identidade corporal e no fortalecimento da autoestima, ao desafiar estereótipos de fragilidade e inutilidade social comumente associados à velhice.



A sequência CORRETA é:

  • A 1.V, 2.F, 3.F.
  • B 1.V, 2.V, 3.V.
  • C 1.V, 2.F, 3.V.
  • D 1.V, 2.V, 3.F.
  • E 1.F, 2.V, 3.V.

Não compõe(m) um rider técnico teatral

  • A mapa de luz.
  • B input list.
  • C espaço de palco, podendo incluir proscênio e coxias.
  • D ciclorama, rotunda e pano de boca.
  • E clipping.