Questão 4 Comentada - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - Analista de Planejamento e Orçamento - Conhecimentos Gerais - ESAF (2015)

Leia o texto que se segue.

      Na área ficcional, opondo-se 1__ inconsciência,ou seja, reagindo 2__ má consciência, haveremosde governar, dentro do possível, a obra em gerale, em particular, as personagens. Negaremos 3 __personagens, honestamente, qualquer parcela devontade. Cada uma será assim porque nos pareceu,quase sempre ao cabo de cálculos e ensaios, acréscimose cortes, que assim devia ser; e está no relato porquefoi necessário, porque julgamos oportuno dar-lhe umafunção ainda que fosse 4__ de parecer disponível.Nem uma palavra lhes será disponível sem licença ouaprovação. Ainda que alguns dos seus remotos modelospossam existir fora de nós, só existem 5__ partir domomento em que nossas palavras o efetivam.

                                                       (Adaptado de Osman Lins, Guerra sem testemunhas, 1974, p.16)



Leia os trechos a seguir e ordene-os de modo a preservar a coerência e a coesão textual.

( ) A palavra “filosofia" deriva dos termos gregos filos (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

( ) Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria.

( ) Seguindo a linha de seu mestre Sócrates, que reconhecia nada saber, parecia-lhe que a ninguém era possível apossar-se da verdade.

( ) Atribui-se também a origem dessa composição a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo.

( ) Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria.

(Adaptado de Filosofi a, de Cleides Antonio Cabral, p. 11)

A sequência correta obtida é


  • A (5), (2), (4), (1) e (3)
  • B (2), (3), (5), (1) e (4)
  • C (1), (5), (3), (2) e (4)
  • D (4), (3), (1), (2) e (5)
  • E (1), (5), (4), (3) e (2)